Vitória regista resultado negativo de quase 15 milhões de euros em 23/24
O Relatório e Contas do Vitória deu a conhecer o exercício financeiro do clube, que terminou a temporada 2023/2024 com um resultado negativo de 14,7 milhões de euros.

© Vitória SC
As contas reveladas pela SAD do clube de Guimarães esta sexta-feira, dia 11 de outubro, revelam ainda que o Vitória regista um passivo total de 67 milhões de euros, valor superior aos 52,9 milhões registados no final da época anterior.
O passivo corrente situa-se nos 52,5 milhões de euros, enquanto que o passivo não corrente é de 14,5 milhões, segundo o Relatório e Contas 22/23.
Ainda de acordo com os dados publicados pela SAD vitoriana, os capitais próprios chegam a um valor negativo de 31,2 milhões de euros, quase o dobro do número registado anteriormente.
O presidente do Vitória, António Miguel Cardoso, afirma, na mensagem deixada aos acionistas, que “o equilíbrio financeiro que tanto prezamos poderá ser retomado mais facilmente, tanto pelos bónus financeiros resultantes da participação na fase regular da UEFA Conference League como pela valorização dos atletas.”
Apesar de “estar ciente do resultado negativo no exercício de 2023/24,” a SAD do Vitória “viu a sua projeção confirmar-se, com o clube a fazer um dos melhores arranques da sua história na atual temporada e a ser o primeiro emblema português a apurar-se para a fase regular da UEFA Conference League”, pode ler-se na mesma nota.
“Justificava-se contenção nas vendas e os resultados dessa visão estratégica serão, por certo, animadores e espelhados no relatório e contas
relativo a esta época, que já contabilizará as vendas de Jota Silva e Ricardo Mangas, ambas acertadas no último verão, após o fecho do último exercício”, acrescenta António Miguel Cardoso.
Depois do “precoce afastamento da Conference League” na época passada, que “não permitiu o retorno financeiro esperado”, uma das alternativas encontradas pelo clube foi “a venda de atletas no fim da temporada, antes do fecho do exercício”, justificou o presidente.
“A época 2023/24 ficou marcada pelo trajeto positivo do Vitória nas duas principais competições nacionais de futebol. O rendimento da equipa foi crescente e resultou na conquista do quinto lugar e no estabelecimento de um novo recorde de pontos somados (63) na Liga Portugal, com consequente apuramento para a UEFA Conference League pela terceira temporada consecutiva, e numa participação duradoura na Taça de Portugal, da qual foi eliminada somente nas meias-finais”, referiu ainda António Miguel Cardoso.