Escolas de Guimarães celebram “Momentos de Abril” com exposição artística

As escolas do Plano Nacional das Artes (PNA) do concelho de Guimarães apresentam “Momentos de Abril”, uma exposição colaborativa que celebra os 50 anos do 25 de Abril.

© Município de Guimarães

A iniciativa visa promover as artes como meio de expressão, incentivando a produção artística nas escolas e defendendo uma “Democracia Cultural” que garante o acesso de crianças e jovens à criação e fruição cultural.

A apresentação do projeto ocorreu esta sexta-feira, dia 25 de outubro, nos claustros da Câmara Municipal de Guimarães, com uma exposição coletiva que contou com a presença de alunos, encarregados de educação, professores, diretores de escolas e coordenadores do PNA. A abertura oficial da exposição foi enriquecida pela atuação musical “Sons de Abril”, interpretada por alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas das Taipas, sob a direção do professor Joaquim Mendes. Os convidados também assistiram a uma performance do clube de teatro do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, baseada no conto “O Tesouro” de Manuel Pina, encenada pela artista residente Ana Caldas.

A exposição estará aberta ao público entre esta sexta-feira e a próxima quinta-feira, dia 01 de novembro. Este sábado, os alunos do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda levam à Biblioteca Municipal a peça “Netos de Abril”, com uma interpretação dos alunos do 5.º ano da Escola Básica Egas Moniz.

Suzana Leite, coordenadora intermunicipal do PNA, destacou o impacto da iniciativa, que trouxe à comunidade educativa oportunidades de interação artística e educativa, promovendo laços entre entidades culturais, escolas e agentes locais. Jorge Pereira, representante da Câmara Municipal, elogiou a diversidade dos trabalhos expostos, afirmando que “a comunidade escolar está de parabéns pela forma como revive abril e o conceito de Liberdade.”

A rede de escolas PNA de Guimarães é composta por seis agrupamentos: AE D. Afonso Henriques, AE Pevidém, AE Taipas, AE Arq. Mário Cardoso, AE João de Meira, AE Francisco de Holanda, e pelo Conservatório de Música de Guimarães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES