Ricardo Araújo reúne com ministra da Cultura para defender mais investimentos em Guimarães
O presidente do PSD - Guimarães, na qualidade de deputado na Assembleia da República, reuniu com a Ministra da Cultura para defender junto do Governo mais investimentos para Guimarães.
No encontro, Ricardo Araújo solicitou o financiamento do Orçamento de Estado para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), maior investimento da Capital Europeia da Cultura de 2012 que é atualmente financiado exclusivamente pela autarquia; a realização urgente de obras de restauro e reabilitação na Igreja de Santa Marinha da Costa, imóvel de interesse público e monumento nacional que aguarda a realização de uma intervenção urgente desde 2014, e a participação e apoio do Governo às comemorações dos 900 anos da Batalha de S. Mamede, que se comemoram em 2028.
Na reunião de trabalho mantida com a ministra da Cultura, Dalila Aguiar Rodrigues, o deputado do PSD reivindicou o “justo financiamento nacional ao CIAJG para combater e colocar termo uma injustiça que tem mais de 10 anos. Este é um direito de uma cidade que, tal como Porto e Lisboa, foi Capital Europeia da Cultura em 2012 e que, como tal, reclama e merece igual tratamento e financiamento anual direto do Orçamento de Estado”, defende Ricardo Araújo.
“Guimarães reivindica justamente este apoio do Governo desde 2013, mas infelizmente nunca o viu concretizado, particularmente nos últimos oito anos de governo do PS, pelo que se torna imperativo que seja reposta a igualdade e justiça nesta matéria”, suportou o deputado do PSD junto da titular da pasta da Cultura.
De igual modo, Ricardo Araújo sensibilizou a ministra Dalila Aguiar Rodrigues para “a necessidade de reabilitação urgente da Igreja de Santa Marinha da Costa, um imóvel de interesse público e monumento nacional, um verdadeiro tesouro patrimonial que se degrada há anos, sem que o Governo do PS tenha realizado qualquer intervenção para responder aos justos anseios e preocupações” dos responsáveis da Paróquia e da Freguesia da Costa.
“É inadmissível que tenhamos um imóvel deste valor patrimonial, que remonta à fundação da nacionalidade, com um notável conjunto de esculturas religiosas no interior, em tão acentuada degradação, sem uma ação urgente do Estado que garanta a sua reabilitação”, considerou Ricardo Araújo.
Na mesma reunião, o também presidente do PSD – Guimarães defendeu que “a comemoração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede deve ser uma celebração nacional, na qual o Governo deve estar envolvido e empenhado, contribuindo para o maior êxito e alcance desta importante celebração. Importa salientar e salvaguardar que este Governo já incluiu, de resto, no seu programa a celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede de 1128. Mas desejo que o Governo esteja
sensibilizado, comprometido e empenhado juntamente com o Município nesta importante celebração para Guimarães e o país”, concluiu Ricardo Araújo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.