A Oficina anuncia a saída de Marta Mestre da direção artística do CIAJG
A Oficina, em comunicado, anuncia a saída de Marta Mestre da direção artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a partir do dia 31 de dezembro.
Natural de Beja, Marta Mestre chegou a Guimarães para ocupar o cargo há quatro anos, em setembro de 2020. Marta Mestre passou a residir na cidade berço, tendo considerado, na altura da sua chegada, que a “proximidade” era fundamental para conhecer e trabalhar com o tecido artístico local. Marta Mestre substituiu, em 2020, Nuno Faria, que ocupou o cargo durante seis anos.
A curadora do CIAJG prometeu, em setembro de 2020, “Um programa de continuidade mas também de mudança”, tendo sempre como premissa a qualidade internacional.
Licenciada em História da Arte pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Cultura e Comunicação/Museologia pela Universidade de Avignon, em França, antes de chegar a Guimarães, foi curadora do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, curadora-assistente do Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, curadora-convidada e professora da Escola de Artes Visuais Parque Lage, também no Rio de Janeiro. Em Portugal, entre outras atividades, foi curadora do Centro de Artes de Sines. Marta Mestre vai agora abraçar “novos desafios”.
O CIAJG reúne o espólio do artista plástico José de Guimarães e inclui um programa de exposições temporárias de arte contemporânea.
A Oficina, no comunicado tornado público esta sexta-feira, dia 08 de novembro, agradece os serviços prestados na função de diretora artística do CIAJG, serviço esse que “desempenhou sempre com enorme profissionalismo, dedicação e lealdade, granjeando a estima e admiração de todos os que com quem ela privaram a nível profissional”.
A régie-cooperativa municipal que se dedica à programação cultural vimaranense deseja a Marta Mestre “o maior sucesso nos desafios futuros que irá abraçar”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 21, 2024
Foi lançado, esta segunda-feira, o projeto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, integrado na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa, promovida pelo município em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente, tem como objetivo "combater o desperdício alimentar através da disponibilização gratuita de embalagens sustentáveis que permitem aos clientes de restaurantes levar para casa o que sobra das suas refeições", anunciam em comunicado.
Novembro 21, 2024
A segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão feminina começa e termina em Guimarães. O Vitória Sport Clube, que procura o título e a promoção à Liga BPI, vai receber o CF Benfica na jornada inaugural, marcada para o dia 14 de dezembro.
Novembro 21, 2024
No próximo sábado, União de Leiria e Vitória SC enfrentam-se num duelo a contar para a Taça de Portugal. Armando Marques, com uma ligação a ambos os clubes, partilha as suas expectativas para o jogo e revela que já não ocupa o cargo de presidente da SAD do União de Leiria.