Avenças no Parque da Mumadona limitam resposta no estacionamento
O tema não é novo, mas voltou a ser levantado na última reunião de câmara pela oposição Juntos por Guimarães. Vânia Dias da Silva demonstrou preocupação em relação ao número de avenças atribuídas no Parque da Mumadona, limitando a oferta de estacionamento para quem procura o espaço para visitar a cidade.
“Está ocupado a 80% em avenças, quando na verdade o regulamento municipal aponta para 30%”, referiu a vereadora, acrescentando que entende as dificuldades na gestão ao nível de estacionamento numa cidade, no entanto, lembra o regulamento municipal que “extravasa a cota de ocupação por avenças”.
A preocupação aumenta quando se fala em pedonalização e consequente condicionamento do trânsito, situações que estão a ser alvo de estudo de impacto, por parte do município. “Falta quem nos diga como vai resolver essa questão. Fechando-se o centro da cidade, o dilema do estacionamento vai aumentar e não queremos cidades desertificadas”, disse aos jornalistas Vânia Dias da Silva.
Já Domingos Bragança, presidente da câmara municipal de Guimarães, deu conta na sessão que não concorda “que os parques de estacionamento se transformem em garagens”, e disse também que, “se o regulamento municipal não foi cumprido, deveria ter sido”.
Recorde-se que a gestão dos parques de estacionamento da cidade está entregue à empresa municipal Vitrus. No final, aos jornalistas, o autarca vimaranense avançou que a autarquia iria “perceber o que se está a passar para diminuir às avenças do ponto de vista da legalidade”.
Entretanto, não há perspetiva de alargar a oferta ao nível de aparcamento na cidade, pelo menos até ao final do atual mandato. Domingos Bragança entende que “as cidades devem ser devolvidas aos cidadãos e não aos carros” e que, para isso, é necessário criar infraestruturas de apoio: “E uma delas poderá ser mais parques e um que se coaduna é na Alameda Alfredo Pimenta, que tem uma grande extensão. Têm-me proposto um parque no Largo República do Brasil e tenho recusado, não condiz com cidade ecológica e verde”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 21, 2024
Foi lançado, esta segunda-feira, o projeto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, integrado na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa, promovida pelo município em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente, tem como objetivo "combater o desperdício alimentar através da disponibilização gratuita de embalagens sustentáveis que permitem aos clientes de restaurantes levar para casa o que sobra das suas refeições", anunciam em comunicado.
Novembro 21, 2024
A segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão feminina começa e termina em Guimarães. O Vitória Sport Clube, que procura o título e a promoção à Liga BPI, vai receber o CF Benfica na jornada inaugural, marcada para o dia 14 de dezembro.
Novembro 21, 2024
No próximo sábado, União de Leiria e Vitória SC enfrentam-se num duelo a contar para a Taça de Portugal. Armando Marques, com uma ligação a ambos os clubes, partilha as suas expectativas para o jogo e revela que já não ocupa o cargo de presidente da SAD do União de Leiria.