Ricardo Araújo pede posição clara do município sobre o BRT

A Câmara Municipal de Guimarães aguarda pelo financiamento da obra do BRT (Bus Rapid Transit), para que os projetos de especialidades entrem em execução. Uma obra deverá rondar 200 a 300 milhões de euros.

© Mais Guimarães

O objetivo passa por ressalvar a neutralidade climática e a sustentabilidade ambiental e, no caso concreto, a restruturação da rede de transportes públicos de passageiros na área geográfica do Quadrilátero Urbano (Guimarães Braga, Famalicão e Barcelos).

O vereador da coligação Juntos por Guimarães, Ricardo Araújo, que participou na reunião do executivo municipal de segunda-feira, dia 11, por videoconferência, questionou Domingos Bragança sobre a posição do PS sobre esta matéria, baseando-se numa intervenção do deputado vimaranense Ricardo Costa, na Assembleia da República. “Fui surpreendido com uma questão lançada pelo deputado do PS, que questionou o ministro das infraestruturas sobre a importância do Metro Ligeiro de Superfície (MLS). O presidente da câmara defende o BRT, trabalha para o seu financiamento e o deputado do PS defende o MLS”? “Devemos estar todos alinhados para defendermos os interesses de Guimarães”, referiu o vereador da oposição.

Mas na resposta, Domingos Bragança desdramatizou. E fê-lo ao afirmar que também é defensor do MLS, como alternativa de futuro. E explicou: “Defendo que a plataforma deve dar para os dois, para BRT e, quem sabe, no futuro, para MLS. No entanto, a Câmara está focada na obtenção de financiamento para o BRT e o senhor ministro dará resposta em breve. Mas o caminho é criar condições para, no futuro, conseguirmos migrar, sem percalços, para o MLS”.

A justificação não colheu, junto da oposição. “O senhor pode querer normalizar o BRT e o MLS, mas isso não transmite a posição clara que Guimarães quer,falar em MLS é um erro”, referiu Ricardo Araújo.

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