Guimarães representada no Fórum do Ambiente da Eurocities 2024 em Viena
Decorreu esta quinta-feira, dia 14, o Fórum do Ambiente da Eurocities 2024, em Viena, e Guimarães participou no painel “Capacitar um Futuro Verde: Transição Justa e Co-criação Cidadã em Políticas Ambientais”.
O evento reuniu especialistas, líderes municipais e representantes da sociedade civil de toda a Europa. A diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal, Dalila Sepúlveda, sublinhou “o compromisso de Guimarães com a neutralidade climática através do Pacto Climático Guimarães 2030, uma iniciativa ambiciosa que coloca o território na vanguarda da ação climática europeia”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
Durante a intervenção no painel, Guimarães teve oportunidade de partilhar os avanços no âmbito da Missão Europeia “100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes até 2030”.
Este pacto, assinado em 2023, foi elaborado em colaboração com cidadãos e diversos stakeholders locais e estabelece um conjunto de ações para reduzir as emissões em 80% até 2030, destacando-se a importância da colaboração multissetorial para enfrentar os desafios da transição climática, particularmente num concelho onde o tecido económico é dominado por pequenas e médias empresas (PMEs), responsáveis por uma parte significativa das emissões.
Refere a Câmara de Guimarães que outro marco importante foi o lançamento do Selo de Neutralidade Climática, que já foi atribuído a mais de 120 empresas que se comprometeram com os objetivos de neutralidade até 2030.
O Município de Guimarães está a desenvolver, com o apoio da iniciativa NetZeroCities, um roteiro para 2025, que visa alargar a participação no Pacto Climático e aumentar o número de stakeholders com impacto relevante na redução de emissões.
Este processo é apoiado por uma estratégia de comunicação direcionada, que procura alinhar os objetivos climáticos da cidade com a coesão territorial e a justiça social.
O Fórum do Ambiente da Eurocities 2024 encerrou com um compromisso renovado de cidades europeias como Guimarães em liderar a transição para um futuro sustentável e equitativo, colocando os cidadãos no centro das decisões e fortalecendo a cooperação entre o setor público e privado.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 15, 2024
Enfermeiros e auditoria interna questionam o sistema de referenciação para cuidados continuados que permite que unidades de saúde privadas faturem milhões de euros anuais com pessoas a aguardar vaga na rede.
Novembro 15, 2024
Beatriz Marques, aluna da Sociedade Musical de Guimarães, foi distinguida com o segundo prémio na XV edição do Prémio Nacional de Composição Séc. XXI, organizado pela ARTEAM – Escolab Profissional Artística do Alto Minho.
Novembro 15, 2024
Decorreu esta quinta-feira, dia 14, o Fórum do Ambiente da Eurocities 2024, em Viena, e Guimarães participou no painel “Capacitar um Futuro Verde: Transição Justa e Co-criação Cidadã em Políticas Ambientais”.