Mais de 4 mil pessoas passaram pela II Mostra de Caldos, Sopas e Papas
O evento realizou-se este fim de semana e foi promovido pela Confraria das Terras de Vimaranes. Mais de quatro mil pessoas passaram pela Cooperativa Agrícola de Guimarães, mais mil do que em 2023, aquando da primeira edição.
O presidente Mário Moreira traça um balanço “muito positivo”. “Correspondeu às nossas expetativas, este ano procurámos diferenciar o espaço e conseguimos que mais pessoas pudessem circular e sentar”, referiu ao Mais Guimarães. A animação foi também constante e um fator de fixação de visitantes no recinto do evento.
Mário Moreira, que lida com pessoas ligadas à gastronomia, adianta que tem a perceção da existência de “uma carência muito grande”: “As pessoas precisam de conviver e de estar à mesa, de falar, aliás, a mesa é a maior “alcoviteira” que podemos ter”. Houve registo de muita gente vinda de outros pontos do país, o que comprova que o objetivo da Confraria vai sendo cumprido.
“Tivemos mais gente a circular, o número de pessoas a comer sopas foi maior a satisfação dos participantes também cresceu, porque conseguiram fazer mais negócio”, avança o responsável, destacando a promoção da gastronomia que “foi espetacular”, num momento em que “as grandes cadeias de fast food invadem o nosso espaço e querem moldar a nossa cultura gastronómica à sua imagem”.
No entanto, Mário Moreira não esconde que é necessário alcançar uma maior envolvência dos vimaranenses. “Sobretudo do poder local, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, só em conjunto é possível fazer coisas bonitas em Guimarães”.
Na forja está também a possibilidade de alteração do local do evento. “A Cooperativa é um sítio muito emblemático, pessoalmente gosto muito da simbologia, mas há problemas relacionados com higiene e, principalmente, com as instalações elétricas. Num evento desta dimensão, temos de contratar uma empresa externa e precisamos de outra atenção dos poderes políticos municipais”, referiu ainda.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 18, 2024
No âmbito do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinalou no domingo, dia 17, os jogadores do Vitória, Nélson Oliveira e Jorge Fernandes, deram continuidade a uma tradição de Neno e visitaram o serviço de Neonatologia da Unidade Local de Saúde do Alto Ave.
Novembro 18, 2024
O evento realizou-se este fim de semana e foi promovido pela Confraria das Terras de Vimaranes. Mais de quatro mil pessoas passaram pela Cooperativa Agrícola de Guimarães, mais mil do que em 2023, aquando da primeira edição.
Novembro 18, 2024
A Câmara Municipal de Guimarães e A Oficina têm estado em contacto com o ministério da Cultura, no sentido de encontrar uma solução que permita ao Centro Internacional de Artes José de Guimarães (CIAJG) - nascido aquando da Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2012 - receber financiamento direto do Estado.