Guimarães Cidade Natal com pista de gelo, parada e animação reforçada

Ultrapassa os 500 mil euros o orçamento do evento “Guimarães Cidade Natal”, cujo programa completo foi apresentado na manhã desta terça-feira, dia 19, na Igreja da Misericórdia, local escolhido por se encontrar no epicentro dos acontecimentos e por ser um dos locais envolvidos na programação.

© Mais Guimarães

O vereador Paulo Lopes Silva falou de um programa que, acompanhando a tendência dos últimos anos, “volta a reforçar-se de ambição”, com o objetivo de estender iniciativas a outros locais e pontos do concelho de Guimarães.

O arranque oficial será a 30 de novembro, às 15h00, com a abertura da pista de gelo, que ficará instalada na Plataforma das Artes, até ao dia 24 de dezembro. Nesse mesmo dia, destaque, às 15h45, para o Concerto Christmas Brothers, no Largo do Toural, e, pelas 16h30, inicia a Parada de Natal que vai percorrer as principais artérias da cidade.

As luzes natalícias serão ligadas às 18h00, logo depois do concerto da Banda Musical das Taipas e TetrAcord’Ensemble.

A abertura da Casa do Pai Natal – que estará em funcionamento até 24 de dezembro no Largo do Toural – está marcada para as 18h10.

Já o Mercado de Natal vai funcionar este ano no Largo Condessa do Juncal. “Optamos por este local por oferecer melhores condições em caso de as condições climatéricas não ajudarem”, justificou Paulo Lopes Silva. Haverá alimentação, à parte das vendas, assim como animação associada ao longo de todos os fins de semana.

No período entre 30 de novembro e 01 de janeiro de 2025, há uma vasta programação que vai desde a música ao teatro, aos ateliers, hora do conto, iniciativas dirigidas ao público mais jovem.

O vereador chamou ainda a atenção para outra novidade, relacionada com a iluminação pública natalícia que, este ano, será interativa. “Algumas ruas da cidade, além de iluminação permanente, terão interação entre música e iluminação, o mesmo acontecendo com a árvore de Natal.

Também este ano, haverá uma projeção na fachada da Igreja da Misericórdia ao longo do mês de dezembro, interativa que vai permitir às pessoas se envolverem. “Haverá uma projeção permanente, que altera ciclicamente com as imagens que cada um queira ver projetado, naturalmente com as reservas necessárias para evitar que algo inadequado seja mostrado”, explicou o vereador Paulo Lopes Silva.

© Mais Guimarães

Concertos de Natal em vários pontos da cidade

No sábado, dia 07 de dezembro, a Igreja de S. Francisco será palco de um concerto da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, às 21h30. No dia seguinte, 08, a Capela do Centro Juvenil de São José, que nesta altura sofre obras de requalificação, que estarão terminadas a tempo, recebe o concerto “Vilâncio”.

O Coro e Orquestra de Cordas do Conservatório de Guimarães vai estar a 14 de dezembro, na Igreja da Misericórdia, às 17h00, e no dia seguinte, a Igreja de S. Domingos será palco do espetáculo levado a cabo pelos Jovens Cantores do Conservatório de Guimarães.

João de Sousa e o Quarteto de Cordas de Guimarães atuam, a 19 de dezembro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), às 21h30, repetindo a atuação no dia 20 de dezembro, à mesma hora, no Auditório D. Manuel Monteiro, em Prazins Santa Eufémia.

A fechar a agenda de concertos de Natal, “Lighten: Um Concerto de Natal será apresentado pelo Grupo Coral de Ponte e Coro En’canto, na Capela do Centro Juvenil de S. José. Paralelamente, decorrem outras atividades, entre elas está o concerto da Orquestra do Norte, no Grande Auditório Francisca Abreu do CCVF, no dia 22 de dezembro, às 18h00. Os bilhetes estarão disponíveis nos locais habituais.

Inserido na programação, no primeiro dia de 2025, surge o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra de Guimarães e participação da Academia de Bailado de Guimarães. Vai acontecer no CCVF, às 17h00.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES