Sete prémios a atribuir no concurso nacional da Bienal de Ilustração de Guimarães 2025
A Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) vai na quinta edição e realiza-se de 25 outubro a 31 dezembro de 2025.
A apresentação da 5ª edição da BIG teve lugar na segunda-feira, dia 09, no Teatro Jordão e contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, de Tiago Manuel, diretor artístico, e Rui Bandeira Ramos, diretor técnico.
“A realização da BIG reforça a vocação de Guimarães enquanto cidade de criação e inovação cultural, através da divulgação desta expressão visual da arte e da comunicação tão própria, uma linguagem universal acessível a todos”, disse Paulo Lopes Silva, referindo-se a “um evento de enorme relevância por, não só, aproximar e dar a conhecer o universo da ilustração nacional e internacional, mas também por ser uma plataforma de criação, colaboração e partilha criativa que, em muito, enriquece a nossa identidade coletiva”.
São sete os prémios, num total de 8.500 euros, a atribuir no Prémio Nacional BIG e as inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais até 30 de abril de 2025. A informação para o procedimento de inscrição e consulta do regulamento está disponível no site https://big.guimaraes.pt
Serão atribuídos os prémios: Grande Prémio BIG no valor de 5.000 euros; Prémio BIG Revelação no valor de 1.000 euros; e cinco Prémios BIG Aquisição no valor 500 euros cada. Os trabalhos selecionados para este concurso serão expostos no Palácio Vila Flor (CCVF).
A BIG vai também promover, em 2025, o Prémio Carreira BIG, que será anunciado durante a bienal. Este prémio tem um valor pecuniário de 10.000 euros e ao artista consagrado é reconhecida a grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração.
Em edições anteriores o Prémio Carreira BIG foi a atribuído a Luís Filipe de Abreu (2017), Jorge Silva (2019), Cristina Reis (2021) e Manuela Bacelar (2023).
A BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com a organização da cooperativa MOTOR – Produção Cultural, com sede em Guimarães e tem como objetivo dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.
A programação vai estender-se a vários espaços em Guimarães e promover diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras A Teia da Ilustração, em torno da ilustração.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O sinistro, cujas causas estão a ser investigadas pelas autoridades, provocou constrangimentos no trânsito, originando longas filas.
Dezembro 22, 2024
No regresso ao campeonato, o Vitória recebe esta segunda-feira o Nacional da Madeira, numa partida agendada para as 18h45.
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.