Balcão de Apoio à Criação para impulsionar o setor cultural em Guimarães
O objetivo é apoiar artistas e agentes culturais com recursos, formação e consultoria personalizada, marcando o início da implementação do Plano Estratégico Municipal da Cultura de Guimarães 2032.

© CMG
A apresentação do projeto teve lugar no sábado, dia 01 de fevereiro, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), e contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, e de agentes culturais da região.
“O Balcão de Apoio à Criação é, acima de tudo, um mecanismo de interação com o município a que queremos dar rosto, assumindo um papel estratégico na transparência dos apoios disponíveis”, sublinhou Paulo Lopes Silva. Mais do que uma plataforma digital, pretende ser “um ponto de encontro real, onde os agentes culturais obtenham respostas diretas sobre financiamento e recursos, uma vez que o financiamento municipal deve ser mais uma alavanca de outras que podemos encontrar aqui também”, acrescentou o responsável.
Com esta iniciativa, Guimarães quer “colocar o setor cultural vimaranense num outro patamar” e competir a nível nacional e internacional. “Queremos que este Balcão continue a crescer em conjunto convosco, com as vossas propostas e sugestões, para que coletivamente possamos dar este passo em frente e concretizar um espaço físico”, concluiu Paulo Lopes Silva.
O Balcão de Apoio à Criação oferece consultoria jurídica e fiscal, ajuda em candidaturas a financiamentos, formação em gestão de projetos e marketing digital, além de orientação sobre licenciamento e logística de eventos. Informa a autarquia que também promove capacitação contínua através de formações e encontros com profissionais do setor, incentivando o networking e mapeia recursos culturais, fomentando parcerias com outras instituições/organizações do concelho.
Nesta primeira fase, funcionará digitalmente na plataforma “Em Guimarães”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 17, 2025
O vitoriano Alexandre Leite foi convocado para integrar a Seleção Nacional Sub-18 de andebol, que irá participar no Torneio Internacional Sparkassen Cup 2025, a disputar-se em Merzig, na Alemanha, entre os dias 26 e 30 de dezembro.
Dezembro 17, 2025
O Sonus Art Fest encerrou a sua quarta edição com um balanço muito positivo, consolidando-se como um dos eventos culturais de referência em Guimarães e no panorama da música emergente nacional e internacional.
Dezembro 17, 2025
Guimarães vai testar um sistema de micrologística 100% elétrica no Mercado Municipal, com o objetivo de reduzir o trânsito e as emissões poluentes.
Dezembro 17, 2025
O Agrupamento 0884 de Nespereira vai dinamizar, no próximo dia 20 de dezembro, um Teatro de Natal solidário.
Dezembro 17, 2025
No Minho, o Natal nunca foi apenas uma data festiva ou um acontecimento marcado pelo consumo. É, antes de tudo, um tempo simbólico, profundamente enraizado na memória coletiva, nos gestos simples e na força da família. O frio das noites de dezembro, o lume aceso na lareira, a mesa farta mas sem ostentação, o cheiro do bacalhau, dos sonhos e das rabanadas compõem um cenário que vai muito além da tradição gastronómica. É um tempo de encontro, de regresso e de pertença.
Dezembro 16, 2025
A Zome Guimarães ASA assinalou o primeiro aniversário das suas instalações na emblemática antiga Fábrica ASA, em Polvoreira, num momento que simboliza a consolidação de um projeto ambicioso e inovador no setor imobiliário. A celebração marca não apenas uma data, mas um ano de crescimento sustentado, reforço da equipa e afirmação da marca na região.





