Série “Daqui houve resistência” gravada em Guimarães estreia em abril na RTP

A série, que será transmitida na RTP, retrata a vida de importantes figuras da região de Guimarães, 13 anos antes do 25 de abril de 1974.

© CMG

“Daqui Houve Resistência” será produzida pelo “Olho de Vidro – Associação Cinematográfica de Guimarães” e terá cinco episódios que abordam a luta antifascista no norte de Portugal, nomeadamente em Guimarães, Braga, Famalicão e Fafe. Inclui várias personalidades importantes, nomeadamente Santos Simões, José Casimiro, Alberto Martins e Lurdes Mesquita.

Os episódios foram produzidos a partir do livro “25 – Guimarães Daqui Houve Resistência”, da autoria do vimaranense César Machado. Essa publicação compila o testemunho de 25 personalidades sobre a resistência antifascista. O argumento da série é feito por César Machado e Pedro Bastos.

Em 2024 foi filmada em Guimarães e nas envolventes de Braga, Famalicão e Fafe. Baseada em factos e personalidades reais da ditadura, a série terá cinco episódios de 60 minutos cada, é liderada por Rodrigo Areias, e produzida pela “Bando à Parte” e pela “Olho de Vidro” – Associação Cinematográfica de Guimarães.

A história centra-se nos 13 anos anteriores à queda do regime e gira à volta de figuras históricas como José Casimiro Ribeiro, que será interpretado por Albano Jerónimo, Santos Simões (João Pedro Vaz), a católica progressista e sindicalista Lurdinhas de Urgezes (Carolina Amaral), além do agente Nogueira, da PIDE (Miguel Borges).

Rodrigo Areias, em declarações ao Mais Guimarães, deu conta que marcou presença na apresentação pública do leque de séries que a RTP vai lançar em 2025, há dias, entre elas “Daqui houve resistência”. A informação de que dispõe é de que será lançada por altura do 25 de Abril, no canal público da televisão portuguesa.

Questionado sobre uma possível segunda temporada, até porque material não faltará para que isso aconteça, o realizador garante que, neste momento, nada aponta para essa realidade, mas, a acontecer, deverá partir da RTP. “Temos muita produção para fazer até 2028, muito trabalho”, referiu Rodrigo Areias, certo de que a série “Daqui houve resistência”, terá um impacto positivo para o concelho de Guimarães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES