Bairro C investe 206 mil euros em quatro projetos de descarbonização
A Assembleia de Cidadãos do Bairro C - Compromisso Carbono Zero - selecionou as quatro propostas mais relevantes para a descarbonização do bairro, com um investimento total de 206 mil euros.
![© CMG](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2025/02/Bairro-C.jpg)
Na última sessão, realizada no sábado, dia 08, no auditório da Fraterna, os participantes elegeram quatro das 11 propostas a votação. Os selecionados estão divididos em duas áreas principais, sendo elas a Energia e a Economia Circular, num investimento total de 206 mil euros.
Na área da Energia, serão investidos 150 mil euros em duas iniciativas estratégicas. A primeira consiste na criação do Balcão da Sustentabilidade, um espaço dedicado ao apoio e aconselhamento dos cidadãos em temas como eficiência energética e economia circular. A segunda iniciativa prevê a instalação de uma central fotovoltaica em autoconsumo, localizada em edifícios municipais, cujo excedente energético será destinado a habitação social, promovendo assim um modelo mais sustentável de produção e consumo de energia.
No setor da Economia Circular, foram alocados 56 mil euros para a implementação de duas medidas inovadoras, o espaço “Aprendo e RRRCiclo”, onde serão realizados workshops de reparação têxtil, eletrodomésticos, eletrónica e upcycling, incentivando a reutilização e a redução de resíduos. Além disso, serão instalados 10 contentores inteligentes, equipados com um sistema de recompensas que motiva a adoção de melhores práticas de reciclagem.
Recorde-se que o Bairro C – Compromisso de Carbono Zero, é um projeto piloto promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e RdA, no âmbito do programa NetZeroCities. Com uma abordagem integrada, o projeto atua nos domínios da energia, mobilidade, resíduos, áreas verdes e biodiversidade promovendo a participação ativa da comunidade na transição climática. O objetivo passa por impulsionar mudanças comportamentais e soluções, incluindo o uso de transportes públicos, eficiência energética e produção local de energia renovável, sempre com o envolvimento direto dos cidadãos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 11, 2025
A 14ª edição do GUIdance prossegue, em Guimarães, com grandes nomes da dança contemporânea.
Fevereiro 11, 2025
Proprietários de veículos elétricos devem solicitar novo dístico municipal para beneficiar da medida.
Fevereiro 11, 2025
O crime ocorreu na noite de domingo, dia 09 de fevereiro, num café em Arões São Romão, Fafe.