UMinho reforça investigação aeroespacial com suborbitais
A Universidade do Minho (UMinho) criou um programa de lançadores suborbitais para desenvolver e testar sistemas que sobem até 100 quilómetros de altitude nas fronteiras da atmosfera terrestre.

© UMinho
Em causa está o programa North, que envolve uma parceria da UMinho com a Força Aérea Portuguesa e a empresa aeroespacial Omnidea. O programa vai decorrer na Escola de Engenharia da UMinho, em especial no edifício destinado à engenharia aeroespacial na “Fábrica do Arquinho”, em Guimarães, e ainda na pista de aviação do Alto Minho – Cerval, em Vila Nova de Cerveira e Valença, com a instalação do centro de testes e lançamento.
“Estes veículos espaciais são projetados para atingir altitudes nos limites da atmosfera terrestre, mas sem entrar em órbita em redor do planeta. Seguem uma trajetória balística, subindo até um ponto máximo, antes de retornar à terra devido à gravidade”, explica ainda o comunicado. A implementação do projeto vai contar com a participação ativa de estudantes, investigadores e professores da UMinho e da Academia da Força Aérea.
O programa North vai ainda apoiar a participação do Núcleo de Alunos de Engenharia Aeroespacial da UMinho na European Rocketry Challenge (EuRoC), uma competição de lançamento de foguetes que promove a inovação e o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais entre estudantes do ensino superior na Europa.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
June 23, 2026
António Miguel Cardoso divulgou uma mensagem de despedida no final do seu mandato na administração da SAD do Vitória Sport Clube, assinalando o término de um ciclo de quatro anos e meio à frente da estrutura vitoriana.
June 23, 2026
Festival regressa aos Jardins do Museu Alberto Sampaio entre 30 de julho e 1 de agosto com artistas nacionais e internacionais
June 23, 2026
O Guimarães Jazz regressa entre os dias 12 e 21 de novembro para a sua 35.ª edição. Com direção artística de Ivo Martins, o festival voltará a reunir em Guimarães músicos de diferentes gerações e geografias.
June 23, 2026
A Câmara Municipal de Guimarães vai promover uma sessão solene evocativa do Dia Um de Portugal, no âmbito das comemorações do 898.º aniversário da Batalha de São Mamede. A iniciativa pretende assinalar um dos momentos fundadores da nacionalidade portuguesa, símbolo maior da identidade vimaranense e da história de Portugal.
June 23, 2026
A Seleção Nacional volta a entrar em campo esta terça-feira, 23 de junho, às 18h00, para defrontar o Uzbequistão, em encontro referente à segunda jornada do Grupo K do Mundial 2026.
June 23, 2026
A Vila de Pevidém celebrou, no passado domingo, o 31.º aniversário da sua elevação a vila com uma sessão solene realizada na Praça Francisco Inácio.





