Grande Prémio de Poesia Gil Vicente cimenta posição cultural de Guimarães
O protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Portuguesa de Escritores, que formaliza os termos do apoio da autarquia, foi assinado a 07 de março, no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão.

© CMG
Sexta-feira, 07 de março, data em que se comemorou o 33º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão, fica marcada pela cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Portuguesa de Escritores que estabelece o apoio da autarquia vimaranense ao Grande Prémio de Poesia Gil Vicente.
O Grande Prémio de Poesia Gil Vicente, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, destina-se a galardoar anualmente uma obra completa de poesia em português, ou antologia poética, de autor português, publicada integralmente e em 1ª edição, e atribui um valor de 12.500 euros.
Para Domingos Bragança, presidente da Câmara, “é honra para Guimarães assumir a responsabilidade de apoiar o Grande Prémio de Poesia Gil Vicente, um ilustre poeta e dramaturgo que poderá muito bem ter nascido em Guimarães”. O edil, que fez questão de lembrar o 33º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão, “instituição que presta homenagem também a um nome grande da nossa literatura”, realçou a importância da educação e do conhecimento para “um melhor entendimento da realidade”, numa altura que considera estarem a perder-se as referências culturais. “Precisamos de cidadãos esclarecidos, com ferramentas que lhes permitam entender o mundo. Precisamos de maior equilíbrio entre as ciências exatas e a tecnologia e as ciências sociais, como a Sociologia, Filosofia, Literatura e Arte”, frisou. A terminar, o presidente da Câmara lembrou a importância da assinatura de um protocolo que vem “estender a dimensão cultural de Guimarães”.
José Manuel Mendes, presidente da direção da Associação Portuguesa de Escritores, abordou a Biblioteca Municipal Raul Brandão, uma instituição que diz ter acompanhado desde os primeiros dias, e que considera desenvolver um trabalho “competente e com efeitos para a democracia e o conhecimento”. Em relação ao protocolo, o presidente da APE justificou a escolha do nome de Gil Vicente pelo que representa para as letras portuguesas e pelo facto de se “tratar de um prémio que vem distinguir autores da contemporaneidade”. “Este protocolo resulta de um enlace de vontades para mudar o panorama cultural do país”, disse, não deixando de referir o “trabalho límpido” realizado para tornar o prémio um grande evento no contexto das letras portuguesas.
A entrega do Grande Prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia pública que terá lugar em Guimarães, em data a definir. O Regulamento pode ser consultado em: http://www.apescritores.pt/Regulamento_Antologia_de_Poesia_Gil_Vicente.pdf.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 18, 2025
O concelho de Guimarães esteve entre os locais alvo de uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) que permitiu desmantelar um grupo criminoso organizado responsável por dezenas de furtos qualificados em lares de idosos, centros de dia e instituições públicas no Norte e Centro do país.
Dezembro 18, 2025
A direção de campanha de Guimarães da candidatura presidencial de António José Seguro será inaugurada, no próximo sábado, 20 de dezembro, pelas 15h00, a sede de campanha “Seguro Presidente”, localizada na Rua Teixeira de Pascoais, em Guimarães.
Dezembro 18, 2025
Projeto de João Gaspar Cunha aponta para uma nova geração de parceiros robóticos neuroadaptativos.
Dezembro 18, 2025
A partida entre Estrela da Amadora e Moreirense está agendada para sábado, com início marcado para as 20h30.
Dezembro 18, 2025
A medida consta de um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Dezembro 18, 2025
A 15ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea realiza-se de 5 a 14 de fevereiro de 2026, em Guimarães, reunindo criadores de Portugal, Grécia, Inglaterra, Espanha e Canadá.





