Impact Youth promoveu cinco fóruns e envolveu um milhar de jovens
Iniciativas promovidas no âmbito do Impact Youth levaram às escolas e a diferentes espaços de encontro reflexões sobre cidadania, ética na política e os desafios do envolvimento cívico.

© CMG
O Impact Youth promoveu uma semana de debates com jovens sobre o envolvimento cívico, os desafios da democracia e o papel da juventude na sociedade. Uma semana pelas escolas secundárias culminou num concurso de ideias com 12 projetos apresentados.
A importância da participação jovem na vida política esteve no centro do debate nos cinco Impact Forum. As sessões decorreram na Escola Secundária de Caldas das Taipas, na Escola Santos Simões, no Auditório da Fraterna, onde participaram jovens estrangeiros a residir em Portugal, na Escola Secundária Francisco de Holanda e na Escola Secundária Martins Sarmento. Cada uma das mesas-redondas contou com a presença de decisores políticos e especialistas, que responderam às questões levantadas pelos jovens, fomentando o pensamento crítico e o diálogo aberto.
Na Escola Secundária Francisco de Holanda, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, deputado na Assembleia da República, Nelson Felgueiras, vereador da Juventude, e Joaquim Freitas, Diretor do Departamento de Educação e Coesão do Município de Braga, discutiram temas como a corrupção, a ética na vida pública e os desafios da participação juvenil. Os jovens desafiaram os oradores com questões pertinentes, num debate dinâmico e esclarecedor.
Já na Escola Secundária Martins Sarmento, o Impact Forum “Fazer acontecer a verdadeira Participação Juvenil” contou com a participação do vereador Nelson Felgueiras, do eurodeputado Paulo Cunha, e Nuno Santos, secretário da Federação Nacional de Associações Juvenis. Durante a sessão, os intervenientes abordaram o impacto do associativismo juvenil, as oportunidades para uma maior intervenção dos jovens na sociedade e as estratégias para reforçar a sua representatividade nos processos de decisão.
Também nas escolas secundárias das Taipas e de Santos Simões, oradores como Verónica Santos, da FAJUB, Vítor Dias, do IPDJ, André Cardoso, do Conselho Nacional da Juventude, Tiago Rego, da Movijovem, e Nelson Felgueiras colocaram-se à disposição dos futuros atores da vida pública, “mostrando-lhes valiosos percursos em associações mais novas e dinâmicas, que se destacam sobretudo pelos seus papeis ligados à juventude”, diz a autarquia.
Refere a Câmara que o coroar desta semana aconteceu com umas horas de boas ideias no Auditório da Fraterna, 12 ao todo, que marcaram este primeiro ciclo do Impact Youth de 2025. O projeto vencedor do Concurso de Ideias foi a “Academia Desenrasca-te como Podes”, seguindo-se o evento “Sem Barreiras Fest” e em terceiro lugar ficaram os “Bancos Inteligentes”. Os jovens vencedores vão ver os seus projetos analisados e discutidos pelos responsáveis autárquicos e irão também receber propostas de mobilidade na rede Erasmus +.
O Impact Youth prossegue nas próximas semanas com várias iniciativas, incluindo o Festival de Bandas, a 12 de abril no Largo de Donães, e o Torneio Concelhio Inter-Escolas, no dia 4 de abril, no Pavilhão INATEL.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 3, 2026
Elaboração de anteprojeto é um objetivo a cumprir. Novos órgãos sociais da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tomaram posse a 25 de janeiro, para os próximos quatro anos.
Fevereiro 3, 2026
Cem dias após o início da governação da maioria PSD/CDS na Câmara Municipal de Guimarães, a CDU considera que não são visíveis as mudanças prometidas pela coligação vencedora das eleições autárquicas.
Fevereiro 3, 2026
A partida realiza-se no próximo sábado, 7 de fevereiro, no Estádio Municipal de Arouca, com início marcado para as 20h30.
Fevereiro 3, 2026
A participação é gratuita, mas requer pré-inscrição para os diplomados que concluíram o curso até dezembro de 2025.
Fevereiro 3, 2026
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, manifestou uma forte preocupação com o risco de incumprimento dos fundos recebidos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em declarações aos jornalistas no final da última reunião de Câmara realizada a 26 de janeiro, o autarca alertou que várias obras essenciais têm de ser concluídas até julho de 2026, sob pena de o município ter de devolver as verbas já recebidas, comprometendo não só o orçamento do próximo ano como também os orçamentos futuros da autarquia.
Fevereiro 3, 2026
Uma mulher, de 66 anos, residente em Moreira de Cónegos, encontra-se desaparecida desde a tarde desta segunda-feira. Segundo informação apurada pela Rádio Vizela, há fortes indícios de que a mulher se tenha atirado ao regato na zona dos Moinhos, onde passa a ribeira da Madalena.





