Comunidade será um dos trunfos de Guimarães durante Capital Verde Europeia 2026
A primeira reunião da Comissão da Comunidade da CVE2026 teve lugar no final da tarde desta terça-feira, 22 de abril, no auditório do Teatro Jordão.

© CMG
“Sempre valorizámos a comunidade como peça basilar do sucesso da nossa candidatura, tendo sido este envolvimento um dos aspetos que mais impressionou os jurados ao longo dos vários processos de candidatura”, disse. Adelina Pinto conta com o envolvimento de todos para que 2026 seja um ano inesquecível. “É isto que verdadeiramente nos distingue”, referiu, Adelina Pinto, que preside à Comissão da Comunidade, não deixando de reiterar a importância de um caminho comum “que importa continuar a trilhar”.
Já Domingos Bragança, presidente da Câmara lembrou a necessidade de todas as freguesias possuírem Brigadas Verdes ativas, “capazes de defender a qualidade do ar e da água e a biodiversidade”, destacando “a educação ambiental como o caminho para atingir objetivos mais duradouros e ambiciosos”. “Não temos a força financeira das grandes cidades, mas temos a força da nossa comunidade, a força da consciência ecológica dos vimaranenses, e o desafio enorme que agora temos pela frente é o de dar visibilidade àquilo que somos”, disse.
A exemplo do que aconteceu na reunião da Comissão de Acompanhamento, foi realizada uma apresentação por parte de elementos da Direção Executiva, na qual se destacaram os objetivos estratégicos. Isabel Loureiro lembrou a visão de “Uma cidade, Um Planeta” que está na base de todo o trabalho que Guimarães se propõe realizar, dizendo que “só é possível diminuir a pegada ecológica de Guimarães com o envolvimento de todos”. A Democracia Participativa, que está na base da constituição desta comissão, foi um dos aspetos abordados, e funcionará como mais um indicador da união que se pretende em torno da grande causa que é a da preservação ambiental.
Carlos Ribeiro fez questão de frisar que cada cidadão funcionará “como uma extensão” da Unidade de Missão da CVE2026, que terá como sede o Laboratório da Paisagem. Após a apresentação do calendário de atividades provisório da CVE2026, o diretor executivo do Laboratório da Paisagem realçou a necessidade de serem promovidas ações que resultem de propostas das diferentes entidades do concelho: Associações Culturais e Desportivas, Banco Local de Voluntariado, Brigadas Verdes, Escolas, Juntas de Freguesia, Setor Empresarial, Setor Privado e Social, entre outras.
Dalila Sepúlveda, diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da CMG, apresentou o calendário da Comunidade que define as diversas fases do seu envolvimento: a submissão de propostas de eventos decorrerá entre 28 de abril e 28 de junho; a avaliação das propostas até 31 de julho; o acompanhamento técnico entre setembro e outubro. Após estas três fases, seguir-se-ão a integração no Programa Anual da CVE2026 e a Avaliação de Impacto. Cada uma das propostas de eventos oriunda da comunidade será avaliada a partir de critérios de Inovação, Replicabilidade, Exequibilidade e Adequação aos objetivos. “Gostaríamos de contar, pelo menos, com uma atividade por cada uma das freguesias do concelho”, referiu.
Esta foi a primeira reunião de uma Comissão da Comunidade que se espera vir a ter um papel fundamental na visibilidade da CVE2026 e, sobretudo, na transformação que se espera para o desenvolvimento de uma alargada consciência ecológica que se pretende incutir em cada um dos cidadãos de Guimarães, para que todo o território vimaranense possa liderar pelo exemplo, e ser inspirador para milhares de outras cidades na Europa e no Mundo.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agosto 31, 2025
O Brito SC garantiu este domingo a passagem à 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer por 2-1 na deslocação ao terreno do Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso.
Agosto 31, 2025
Os candidatos da CDU à Junta de Freguesia de Caldelas estiveram este domingo em contacto com a população da Vila Termal.
Agosto 31, 2025
A apresentação da lista do Partido Socialista à Junta de Freguesia de São Torcato, liderada por Nuno Chaves, realizou-se na noite deste sábado, 30 de agosto, na Escola Básica do Vale de São Torcato.
Agosto 31, 2025
O Clube Desportivo Xico Andebol começou a temporada 2025/2026 com participação no III Torneio Luís Oliveira, uma competição organizada pelo AC Fafe e que decorreu nos dias 29 e 30 de agosto, no Pavilhão Municipal de Fafe. O torneio homenageia Luís Oliveira, figura histórica do andebol fafense, e reúne equipas de destaque no andebol regional e nacional.
Agosto 31, 2025
O plantel de basquetebol do Vitória Sport Clube para a temporada 2025/26 já começa a ganhar forma. O clube confirmou a continuidade de cinco jogadores: António Mendes, Duarte Freitas, Pedro Bastos, Pedro Pinto e Ricardo Costa, todos eles às ordens de Miguel Miranda, que também renovou contrato por mais uma época.
Agosto 31, 2025
A Iniciativa Liberal de Guimarães vai estar presente na Feira das Taipas, esta segunda-feira, 1 de setembro, a partir das 10 horas, num momento de contacto direto com a população e com os comerciantes locais.