Festival “O Retiro” regressa a Guimarães em junho com cultura e sentido de comunidade
Nos dias 07 e 08 de junho, o Largo do Retiro, no coração do centro histórico de Guimarães, volta a transformar-se num espaço de celebração da cultura, da ciência e do espírito comunitário. O festival “O Retiro”, de entrada livre, promete dois dias repletos de concertos, performances, workshops e encontros para todas as idades.

© Direitos Reservados
Com uma programação eclética e inclusiva, O Retiro assume-se como “o festival onde todos moramos”. A iniciativa convida os vimaranenses e visitantes a redescobrir o largo como ponto de encontro e partilha, através da música, arte, ciência, gastronomia e expressão comunitária.
A manhã de sábado, 07 de junho, começa dedicada aos mais novos com a atividade “Há Ciência no Largo”, promovida em parceria com o Curtir Ciência, que convida crianças entre os 05 e os 10 anos a explorar os segredos da biologia e geologia. Seguem-se workshops com artistas como Miguel Ângelo Marques, da Escola de Desenho Inconvencional, e sessões práticas de Cianotopia, técnica fotográfica do século XIX. Os workshops têm inscrição obrigatória e um custo simbólico de quatro euros cada, com possibilidade de pacote especial de 10 euros para quem se inscrever nos três.
A partir das 13h00, o Largo ganha nova vida com o Mercado no Largo, a inauguração da exposição colaborativa “A palavra sai à rua”, tatuagens com Cristina Viana, e a instalação artística comunitária “Árvore do Retiro”, fruto da colaboração entre os moradores e os artistas Luís Canário Rocha e Ana Duarte. A música toma conta da tarde e noite com atuações de Bea Bandeirinha, Tyroliro, e o muito aguardado concerto de Luca Argel, cantautor brasileiro radicado em Portugal, conhecido pelos seus temas de intervenção em ritmo de samba. La Aura, a drag queen madeirense que se tornou figura emblemática do festival, marca presença com duas performances – uma à tarde e outra à noite.
O dia encerra com a After Party no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura – ao som de KaliNini e Roberto Caetano.
Domingo com sabor, tradição e inclusão
O segundo dia de festival, domingo, 08 de junho, começa novamente com uma proposta para os mais pequenos: um workshop de Pastelaria Criativa com a chef Maria Gonzalez, referência na chamada “arte comestível”. O custo é de 10 euros.
À hora de almoço, o tradicional Almoço Comunitário junta moradores e visitantes à mesa, num momento de convívio que culmina num animado Arraial com Luís Almeida, Andreia Barão e Maria Terra. A festa continua com uma irreverente sessão de Bingo orientada por La Aura e convidadxs. O teatro marca presença com a peça “Tu brincas, Ele brinca, Nós…”, encenada por Ricardo Pinho, numa reflexão sobre o brincar ao longo da vida. O encerramento do festival fica a cargo da Academia de Bailado de Guimarães, com uma apresentação aberta ao público.
Durante a tarde, o movimento “Pedalar sem Idade” dinamiza uma atividade inclusiva que oferece passeios de bicicleta a pessoas com mobilidade reduzida, pelas ruas do centro histórico. Com entrada gratuita – exceto para os workshops – O Retiro afirma-se como uma celebração da diversidade, da partilha e da criação artística em comunidade. Um espaço onde há sempre lugar para mais um, mais uma história, mais um encontro. Nos dias 07 e 08 de junho, Guimarães é toda Retiro.