ULS do Alto Ave ativa nível de contingência 3 devido a onda de calor
Face à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave ativou o nível de contingência 3 na área da Saúde Pública, medida que abrange os seis concelhos da sua área geográfica.

© Direitos Reservados
A ativação deste nível visa reforçar a vigilância e proteção da população perante os riscos associados ao calor extremo, com especial atenção para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e grávidas. A ULS alerta para a importância da adoção de comportamentos preventivos e de proteção, divulgando um conjunto alargado de recomendações.
Entre os principais cuidados a ter estão a permanência em locais frescos, arejados ou climatizados, a ingestão regular de líquidos – pelo menos 1,5 litros de água por dia, mesmo sem sede –, e a realização de refeições leves e pouco condimentadas. É igualmente desaconselhada a exposição solar direta entre as 11h00 e as 17h00 e o uso de viaturas estacionadas ao sol.
A proteção solar deve ser assegurada com a aplicação regular de protetor com índice igual ou superior a 30, e o uso de roupa clara, solta e de algodão, assim como chapéu de abas largas e óculos com proteção UV. As atividades físicas exigentes devem ser evitadas, nomeadamente no exterior, privilegiando períodos de sombra e repouso frequente.
A ULS recomenda ainda cuidados específicos para grávidas e crianças. Estas últimas, sobretudo com menos de seis meses, não devem ser expostas ao sol, mesmo de forma indireta, devendo manter-se bem hidratadas e em ambiente fresco. Grávidas devem moderar a atividade física e utilizar protetores solares de fator elevado (50+).
Para quem trabalha no exterior, é aconselhado o uso de roupa protetora, hidratação frequente e evitar estar sozinho, dada a possibilidade de desorientação em caso de calor extremo. É também sugerido o uso de repelente nas áreas expostas da pele, com cuidado para não aplicar em zonas sensíveis.
A conservação de medicamentos deve seguir as indicações das embalagens, evitando locais quentes ou com exposição solar direta. Pessoas que vivem sós, idosas ou dependentes devem ser acompanhadas de perto, garantindo a sua hidratação e permanência em locais frescos.
Em caso de necessidade, a população deve contactar a Linha SNS 24 através do número 808 24 24 24 e, em situações de emergência, ligar 112.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 2, 2025
O CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura, em Guimarães, recebe nos dias 5 e 6 de dezembro uma programação especial dedicada à relação entre literatura, memória e tecnologia, no âmbito da instalação “andam também os mortos”, de d1g1to indivíduo_coletivo.
Dezembro 2, 2025
A Praia Seca, nas Caldas das Taipas, em Guimarães, será novamente palco, no próximo dia 1 de janeiro, às 11h00, de mais uma edição do já tradicional Mergulho no Ave, uma iniciativa que assinala de forma simbólica a entrada no novo ano e que se tem afirmado como um momento de referência na região.
Dezembro 2, 2025
As conquistadoras regressam à competição este domingo, 7 de dezembro, recebendo o Marítimo no Campo 5 da Academia. O encontro está marcado para as 15h00 e integra a 7ª jornada da Liga BPI.
Dezembro 2, 2025
No próximo sábado, 6 de dezembro, Guimarães voltará a centrar-se na figura de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, assinalando-se a data da sua morte, ocorrida a 6 de dezembro de 1185.
Dezembro 2, 2025
A Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAAVE) foi distinguida numa avaliação conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Comissão Europeia e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), pelo trabalho desenvolvido na implementação de percursos de cuidados integrados.
Dezembro 2, 2025
O Campeonato Nacional de Judo Adaptado de 2025, realizou-se este domingo, 30 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, numa organização da Federação Portuguesa de Judo.





