ULS do Alto Ave ativa nível de contingência 3 devido a onda de calor
Face à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave ativou o nível de contingência 3 na área da Saúde Pública, medida que abrange os seis concelhos da sua área geográfica.

© Direitos Reservados
A ativação deste nível visa reforçar a vigilância e proteção da população perante os riscos associados ao calor extremo, com especial atenção para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e grávidas. A ULS alerta para a importância da adoção de comportamentos preventivos e de proteção, divulgando um conjunto alargado de recomendações.
Entre os principais cuidados a ter estão a permanência em locais frescos, arejados ou climatizados, a ingestão regular de líquidos – pelo menos 1,5 litros de água por dia, mesmo sem sede –, e a realização de refeições leves e pouco condimentadas. É igualmente desaconselhada a exposição solar direta entre as 11h00 e as 17h00 e o uso de viaturas estacionadas ao sol.
A proteção solar deve ser assegurada com a aplicação regular de protetor com índice igual ou superior a 30, e o uso de roupa clara, solta e de algodão, assim como chapéu de abas largas e óculos com proteção UV. As atividades físicas exigentes devem ser evitadas, nomeadamente no exterior, privilegiando períodos de sombra e repouso frequente.
A ULS recomenda ainda cuidados específicos para grávidas e crianças. Estas últimas, sobretudo com menos de seis meses, não devem ser expostas ao sol, mesmo de forma indireta, devendo manter-se bem hidratadas e em ambiente fresco. Grávidas devem moderar a atividade física e utilizar protetores solares de fator elevado (50+).
Para quem trabalha no exterior, é aconselhado o uso de roupa protetora, hidratação frequente e evitar estar sozinho, dada a possibilidade de desorientação em caso de calor extremo. É também sugerido o uso de repelente nas áreas expostas da pele, com cuidado para não aplicar em zonas sensíveis.
A conservação de medicamentos deve seguir as indicações das embalagens, evitando locais quentes ou com exposição solar direta. Pessoas que vivem sós, idosas ou dependentes devem ser acompanhadas de perto, garantindo a sua hidratação e permanência em locais frescos.
Em caso de necessidade, a população deve contactar a Linha SNS 24 através do número 808 24 24 24 e, em situações de emergência, ligar 112.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Setembro 17, 2025
A CDU realizou uma visita ao Grupo Desportivo de S. Cristóvão, com o objetivo de "conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela direção da coletividade, em particular no incentivo à prática desportiva junto de diferentes faixas etárias".
Setembro 17, 2025
A Junta de Freguesia de São Torcato, em nota enviada às redações, manifesta preocupação e indignação pelo estado em que se encontram várias ruas da freguesia, na sequência das obras de colocação e alargamento da rede de água e saneamento, realizadas ao abrigo do contrato de empreitada da empresa Vimágua.
Setembro 17, 2025
No debate sobre o Turismo no concelho, organizado pela AVH nesta terça-feira, 16 de setembro, o candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Guimarães, Gil Leitão, defendeu a necessidade de uma visão estratégica e integrada para o setor turístico vimaranense.
Setembro 17, 2025
A Associação de Solidariedade Social dos Moradores da Emboladoura, em Gondar, Guimarães, convocou um plenário para o próximo sábado, dia 20 de setembro de 2025, às 10h00, na entrada principal do Bairro da Emboladoura, junto às instalações da Fraterna.
Setembro 17, 2025
No próximo dia 22 de setembro de 2025, o Estádio D. Afonso Henriques será palco da Cerimónia de Entrega dos Emblemas, uma tradição marcante da vida associativa vitoriana.
Setembro 17, 2025
Há trabalhadores que consideram que as duas posições são incompatíveis e que dizem que os seus interesses vão sair lesados.