ULS do Alto Ave ativa nível de contingência 3 devido a onda de calor
Face à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave ativou o nível de contingência 3 na área da Saúde Pública, medida que abrange os seis concelhos da sua área geográfica.

© Direitos Reservados
A ativação deste nível visa reforçar a vigilância e proteção da população perante os riscos associados ao calor extremo, com especial atenção para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e grávidas. A ULS alerta para a importância da adoção de comportamentos preventivos e de proteção, divulgando um conjunto alargado de recomendações.
Entre os principais cuidados a ter estão a permanência em locais frescos, arejados ou climatizados, a ingestão regular de líquidos – pelo menos 1,5 litros de água por dia, mesmo sem sede –, e a realização de refeições leves e pouco condimentadas. É igualmente desaconselhada a exposição solar direta entre as 11h00 e as 17h00 e o uso de viaturas estacionadas ao sol.
A proteção solar deve ser assegurada com a aplicação regular de protetor com índice igual ou superior a 30, e o uso de roupa clara, solta e de algodão, assim como chapéu de abas largas e óculos com proteção UV. As atividades físicas exigentes devem ser evitadas, nomeadamente no exterior, privilegiando períodos de sombra e repouso frequente.
A ULS recomenda ainda cuidados específicos para grávidas e crianças. Estas últimas, sobretudo com menos de seis meses, não devem ser expostas ao sol, mesmo de forma indireta, devendo manter-se bem hidratadas e em ambiente fresco. Grávidas devem moderar a atividade física e utilizar protetores solares de fator elevado (50+).
Para quem trabalha no exterior, é aconselhado o uso de roupa protetora, hidratação frequente e evitar estar sozinho, dada a possibilidade de desorientação em caso de calor extremo. É também sugerido o uso de repelente nas áreas expostas da pele, com cuidado para não aplicar em zonas sensíveis.
A conservação de medicamentos deve seguir as indicações das embalagens, evitando locais quentes ou com exposição solar direta. Pessoas que vivem sós, idosas ou dependentes devem ser acompanhadas de perto, garantindo a sua hidratação e permanência em locais frescos.
Em caso de necessidade, a população deve contactar a Linha SNS 24 através do número 808 24 24 24 e, em situações de emergência, ligar 112.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 27, 2026
A Proteção Civil mantém a monitorização da situação meteorológica no concelho de Guimarães, face ao agravamento das condições climatéricas registado desde o dia de ontem e ao longo da madrugada, marcado por períodos de precipitação intensa e persistente.
Janeiro 27, 2026
A Corrida da Primavera regressa a Guimarães nos dias 21 e 22 de março, integrada na Festa da Primavera, um dos eventos âncora de Guimarães 2026 – Capital Europeia Verde.
Janeiro 27, 2026
O programa do Carnaval de Guimarães 2026 foi apresentado na tarde desta terça-feira, 27 de janeiro, na sede do Teatro Coelima (Associação Sol do Miral), em Pevidém, entidade responsável pela organização do Carnaval de Pevidém, o mais antigo e enraizado do concelho. A sessão contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Isabel Ferreira, do presidente da Associação Sol do Miral, Rui Fernandes, representantes de associações locais e comunicação social.
Janeiro 27, 2026
Guimarães prepara-se para reconhecer oficialmente duas conquistas internacionais de atletas locais.
Janeiro 27, 2026
A Proteção Civil enviou na tarde desta terça-feira uma mensagem SMS a alertar a população para os efeitos da depressão Kristin, que durante a próxima madrugada vai colocar o distrito de Braga sob aviso vermelho devido ao vento intenso.
Janeiro 27, 2026
O Vitória regressa ao Estádio D. Afonso Henriques na próxima sexta-feira, 30 de janeiro, para defrontar o Moreirense, em jogo a contar para a 20ª jornada da Liga Portugal Betclic.





