UMinho entre as 300 melhores universidades do mundo em sustentabilidade

A Universidade do Minho voltou a ser reconhecida como uma das 300 melhores instituições de ensino superior do mundo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

© UMinho

A distinção surge no “THE Impact Rankings 2025”, publicado esta quinta-feira pela consultora britânica Times Higher Education, que avaliou o desempenho de 2526 universidades de 130 países em relação aos 17 ODS.

A academia minhota manteve-se no intervalo das 200 a 300 melhores a nível global, com destaque para três áreas-chave. No ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas – a UMinho alcançou o 37.º lugar mundial, fruto do seu trabalho na promoção de infraestruturas sustentáveis, inovação tecnológica e desenvolvimento económico com base em energias renováveis. No ODS 4 – Educação de Qualidade – posicionou-se no top 200, graças ao seu compromisso com o acesso equitativo e inclusivo à educação ao longo da vida. Já no ODS 5 – Igualdade de Género – entrou no top 300, refletindo o esforço da instituição em políticas de igualdade e na valorização do papel das mulheres no meio académico.

Esta é a sétima edição do THE Impact Rankings, que avalia não apenas a investigação e o ensino, mas também a forma como os ODS são integrados nas políticas e práticas internas das universidades, com evidências concretas das suas ações sustentáveis. Portugal marca presença com 16 instituições neste ranking internacional, liderado pelas universidades do Oeste de Sydney (Austrália), de Manchester (Reino Unido) e Nacional de Kyungpook (Coreia do Sul).

Paralelamente, uma comitiva da UMinho, liderada pelo pró-reitor para o Desenvolvimento Sustentável e Planeamento dos Campi, Miguel Bandeira, está esta semana em Nice, França, a participar no 11.º Workshop Internacional UI GreenMetric. Este encontro, que passou por Braga em 2023, junta especialistas e responsáveis de universidades de todo o mundo para discutir estratégias e partilhar boas práticas que reforcem os ODS no ensino superior.

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