Taipas celebrou 85 anos com inaugurações e discursos de reconhecimento e despedida
A Vila das Taipas celebrou, esta quinta-feira, 19 de junho, o 85º aniversário da sua elevação à categoria de vila, numa jornada marcada por inaugurações, reconhecimento institucional e despedidas.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
O programa incluiu o descerramento de uma placa toponímica no Jardim Dr. Augusto Dias de Castro, junto às Termas, a requalificação do monumento Rosas Guimarães na Avenida do Parque e a inauguração do novo Parque das Levadas, uma área verde de 4300m² à beira do Rio Ave, desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem.
Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia das Taipas, que se prepara para concluir o seu último mandato, protagonizou um discurso com tom de balanço e despedida, sublinhando a transformação da freguesia ao longo dos últimos anos e destacando o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, especialmente da vereadora Sofia Ferreira. “A Junta e esta comunidade têm de estar particularmente gratas à senhora vereadora Sofia Ferreira, que ultrapassou largamente as suas obrigações. Trabalhámos juntos não só nas matérias dos espaços verdes, mas também no urbanismo e nas obras públicas”, afirmou o autarca, referindo ainda as raízes pessoais da vereadora no território taipense.

© Helena Lopes/Mais Guimarães
Luís Soares aproveitou a ocasião para sublinhar o “respeito institucional” mantido com o presidente da Câmara, Domingos Bragança, mesmo em momentos de desacordo: “Nem sempre foram rosas, houve momentos de tensão, mas sempre houve respeito mútuo e foco no interesse das pessoas”, disse, realçando que os investimentos feitos na vila nos últimos 12 anos “repararam um sentimento de injustiça acumulado ao longo de três décadas”.
O presidente da Junta destacou ainda o Parque das Levadas como símbolo dessa colaboração entre autarquias: “Gostava que este parque fosse o ponto zero da nossa ecovia. Um projeto transformador que acrescenta território e vida à comunidade, devolvendo às pessoas o contacto com a natureza”. Na cerimónia, Domingos Bragança reconheceu o papel da Junta e da comunidade taipense no desenvolvimento da freguesia e elogiou o trabalho técnico e político de Sofia Ferreira. “Admito um amor especial à vila das Taipas por parte da vereadora, pelas raízes familiares e dedicação demonstrada. O resultado está à vista de todos”, afirmou o autarca, que também termina funções este ano.

© Helena Lopes/Mais Guimarães
Sobre o Parque das Levadas, o presidente da Câmara enalteceu o seu valor ambiental e urbano: “É um legado excecional que deixamos para o futuro, tratando o património natural com respeito e devolvendo os rios à fruição pública, num modelo de desenvolvimento sustentável”.
As comemorações encerraram com uma Sessão Solene da Assembleia de Freguesia, no Auditório Mário Rodrigues da Escola Básica das Taipas, onde foi evocada a importância da efeméride.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Setembro 3, 2025
O Chega divulgou os primeiros nomes da lista com que irá concorrer à Câmara Municipal de Guimarães nas eleições Autárquicas de 12 de outubro de 2025.
Setembro 3, 2025
O patrão da Mabera-Coelima tinha dito que a empresa não iria fechar, mas, esta quarta-feira, os trabalhadores encontraram o portão fechado a cadeado.
Setembro 3, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou a atualização do protocolo com o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR) para a instalação de um polo no Convento de Santa Rosa de Lima.
Setembro 3, 2025
Entre sexta-feira, dia 5, e domingo, dia 7 de setembro, Braga volta a transformar-se num grande palco a céu aberto com a realização da Noite Branca. Com mais de 170 atividades programadas, o festival promete atrair milhares de visitantes e, este ano, ganha um significado especial ao integrar a programação de Braga25 – Capital Portuguesa da Cultura.
Setembro 3, 2025
O Vitória oficializou a contratação de Eduardo Faustino como novo treinador da equipa masculina de voleibol para a época 2025/2026. Aos 33 anos, o técnico natural de Espinho assume pela primeira vez o comando de uma formação masculina, depois de quatro temporadas na Suíça, onde foi coordenador do Volleyball Franches-Montagnes e treinador da equipa feminina do clube helvético.
Setembro 3, 2025
A 132ª Peregrinação Arciprestal à Penha, considerada a maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, realiza-se a 14 de setembro, sob o lema “Com Maria, Peregrinos da Esperança”, e será presidida pelo Cónego José Paulo Abreu.