Taipas celebrou 85 anos com inaugurações e discursos de reconhecimento e despedida
A Vila das Taipas celebrou, esta quinta-feira, 19 de junho, o 85º aniversário da sua elevação à categoria de vila, numa jornada marcada por inaugurações, reconhecimento institucional e despedidas.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
O programa incluiu o descerramento de uma placa toponímica no Jardim Dr. Augusto Dias de Castro, junto às Termas, a requalificação do monumento Rosas Guimarães na Avenida do Parque e a inauguração do novo Parque das Levadas, uma área verde de 4300m² à beira do Rio Ave, desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem.
Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia das Taipas, que se prepara para concluir o seu último mandato, protagonizou um discurso com tom de balanço e despedida, sublinhando a transformação da freguesia ao longo dos últimos anos e destacando o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, especialmente da vereadora Sofia Ferreira. “A Junta e esta comunidade têm de estar particularmente gratas à senhora vereadora Sofia Ferreira, que ultrapassou largamente as suas obrigações. Trabalhámos juntos não só nas matérias dos espaços verdes, mas também no urbanismo e nas obras públicas”, afirmou o autarca, referindo ainda as raízes pessoais da vereadora no território taipense.

© Helena Lopes/Mais Guimarães
Luís Soares aproveitou a ocasião para sublinhar o “respeito institucional” mantido com o presidente da Câmara, Domingos Bragança, mesmo em momentos de desacordo: “Nem sempre foram rosas, houve momentos de tensão, mas sempre houve respeito mútuo e foco no interesse das pessoas”, disse, realçando que os investimentos feitos na vila nos últimos 12 anos “repararam um sentimento de injustiça acumulado ao longo de três décadas”.
O presidente da Junta destacou ainda o Parque das Levadas como símbolo dessa colaboração entre autarquias: “Gostava que este parque fosse o ponto zero da nossa ecovia. Um projeto transformador que acrescenta território e vida à comunidade, devolvendo às pessoas o contacto com a natureza”. Na cerimónia, Domingos Bragança reconheceu o papel da Junta e da comunidade taipense no desenvolvimento da freguesia e elogiou o trabalho técnico e político de Sofia Ferreira. “Admito um amor especial à vila das Taipas por parte da vereadora, pelas raízes familiares e dedicação demonstrada. O resultado está à vista de todos”, afirmou o autarca, que também termina funções este ano.

© Helena Lopes/Mais Guimarães
Sobre o Parque das Levadas, o presidente da Câmara enalteceu o seu valor ambiental e urbano: “É um legado excecional que deixamos para o futuro, tratando o património natural com respeito e devolvendo os rios à fruição pública, num modelo de desenvolvimento sustentável”.
As comemorações encerraram com uma Sessão Solene da Assembleia de Freguesia, no Auditório Mário Rodrigues da Escola Básica das Taipas, onde foi evocada a importância da efeméride.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 15, 2026
O espírito carnavalesco vai tomar conta de várias freguesias do concelho este domingo, com iniciativas que prometem animação, tradição e muita criatividade à mistura.
Fevereiro 15, 2026
Apesar das alterações táticas promovidas ao intervalo, garantiu que a verdadeira diferença esteve na postura competitiva
Fevereiro 14, 2026
Sebastião Bugalho e Ricardo Araújo assinalam 40 anos de Portugal na União Europeia num encontro com alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda.
Fevereiro 14, 2026
Na passada quarta-feira, 11 de fevereiro, realizou-se a Assembleia de Freguesia de Brito, durante a qual foi discutida e votada a constituição dos órgãos do Executivo da Junta e da Mesa da Assembleia. A aprovação só foi possível graças à abstenção da coligação Juntos por Guimarães - Brito.
Fevereiro 14, 2026
A Fundação Stela e Oswaldo Bomfim está a desenvolver, em São Torcato, a construção de uma Creche e de um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), cuja entrada em funcionamento está prevista para o segundo semestre de 2026.
Fevereiro 14, 2026
Sob o lema “Construir o futuro com União e Confiança”, o responsável destaca o percurso realizado ao serviço do partido e a vontade de consolidar o trabalho desenvolvido. Na base da decisão está também a convicção de que os resultados das últimas eleições autárquicas, quer nos concelhos onde o PSD venceu, quer naqueles onde não alcançou a vitória, "confirmam que o caminho seguido tem sido o adequado", pode ler-se na nota enviada às redações.





