Festa de São Pedro dinamiza Guimarães com cultura, história e oração
A Basílica de São Pedro, no Largo do Toural, em Guimarães, acolhe, entre 26 e 29 de junho a Festa de São Pedro, iniciativa promovida pela Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro.

© CMG
Este ano, as comemorações ganham um significado especial com a celebração do Ano Jubilar. “Queremos viver este Ano Jubilar num espírito de Igreja aberta, samaritana e próxima, que acolhe todos e se compromete com a cidade”, sublinha o Padre José Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica. A proposta é clara, “celebrar São Pedro através de um diálogo entre tradição, arte e diversidade”.
As festividades arrancam esta quinta-feira, dia 26, com a apresentação do livro “O Hospital de Alfaces”, de Pedro Chagas Freitas, às 21h30, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento. A noite literária contará com a participação musical dos “Jograis do Paço”.
Na sexta-feira, 27 de junho, o programa privilegia o recolhimento espiritual com Adoração e Reconciliação às 09h00, seguida de Eucaristia às 10h00. Às 11h00, Isabel Caneja Amorim orienta o workshop “A beleza com fé”, na Basílica. À noite, às 21h30, a Colegiada da Oliveira recebe um colóquio promovido pelo jornal “O Conquistador”, que celebra os seus 75 anos. Participam o jornalista Carlos Daniel, o psicólogo Miguel Ricou e o Padre Paulino Carvalho.
O sábado, 28 de junho, será dedicado ao património e à memória coletiva. Às 15h00, decorre a visita guiada “VarAndaVer” aos espaços da Basílica, onde se destaca a exposição permanente do Relógio Carrilhão, recentemente restaurado. Às 17h00, Fátima Dias conduz a conferência “Raízes judaicas nas portas de Pedro“, evocando os beneméritos da Irmandade.
O ponto alto da celebração acontece no domingo, dia 29. Pelas 11h00, realiza-se o Cortejo Litúrgico “Faz-te ao Largo”, seguido de uma Eucaristia solene com o Orfeão de Guimarães. Às 17h30, a Basílica abre as portas ao Sarau Intercultural, momento de celebração da diversidade e inclusão.
Participam no Sarau a África Minha – Associação Africana de Guimarães, que apresentará três momentos: uma dança tradicional, um poema em crioulo e um cântico interpretado por mulheres de várias gerações. A Associação de Apoio à Criança junta-se com temas musicais interpretados por jovens da Casa da Caldeiroa e uma pequena mostra de pintura. Estará ainda presente a INTEGRART – Cooperativa de Integração Artística e a Guimarães [IN]volve, ambas empenhadas na integração de migrantes e refugiados.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Setembro 30, 2025
A Associação Cultural e Recreativa de Lordelo (ACRL) apresentou no sábado, 27 de setembro, as equipas que vão representar o clube na temporada 2025/2026. O Pavilhão Municipal de Lordelo encheu para receber os mais de 50 jovens atletas da escola de futsal, distribuídos pelos escalões de petizes/traquinas, benjamins, infantis, iniciados e juvenis.
Setembro 30, 2025
A Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) apresentou um conjunto de propostas dirigidas aos candidatos à presidência da Câmara Municipal, com o objetivo de reforçar a atratividade da cidade, apoiar o comércio de proximidade e promover um desenvolvimento económico sustentável.
Setembro 30, 2025
No âmbito da candidatura à Câmara Municipal de Guimarães com o apoio do ADN, Manuel Silva continua o seu périplo pelas freguesias mais distantes do concelho, reforçando a proximidade com os habitantes dessas zonas. Recentemente, Manuel Silva visitou as freguesias de Arosa e Castelões, onde conheceu a igreja local e promoveu um almoço com apoiantes.
Setembro 30, 2025
O Vitória Sport Clube prepara-se para regressar ao Estádio D. Afonso Henriques no próximo sábado, 4 de outubro, para enfrentar o CD Santa Clara, em jogo da 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O apito inicial está marcado para as 20h30.
Setembro 30, 2025
A coligação Juntos por Guimarães promove, no próximo sábado, dia 4 de outubro, uma jornada de contacto com a população, que contará com a presença do presidente do PSD e atual primeiro ministro, Luís Montenegro.
Setembro 30, 2025
A Universidade do Minho (UMinho) volta a destacar-se no panorama internacional da ciência, com 69 investigadores incluídos no grupo dos 2% mais citados do mundo no último ano. O reconhecimento resulta do estudo World’s Top 2% Scientists 2025, da Universidade de Stanford (EUA) em parceria com o grupo editorial Elsevier.