Tunas académicas de seis países juntam-se em Guimarães para o EITA 2025
Guimarães recebe, a partir de hoje a IV edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas (EITA), que decorre até domingo, na cidade berço.

© CMG
A edição deste ano reúne 17 tunas académicas oriundas de seis países – Portugal, Espanha, México, Peru, Colômbia e Chile – e mobiliza mais de 500 participantes durante cinco dias inteiramente dedicados à música, à tradição universitária, à juventude e ao intercâmbio cultural.
Com um programa descentralizado que este ano se estende aos concelhos vizinhos de Vizela e Cabeceiras de Basto, é em Guimarães que se concentra o núcleo central das atividades. A Plataforma das Artes e da Criatividade será o epicentro do festival, acolhendo concertos gratuitos das tunas, uma zona de restauração, áreas dedicadas ao artesanato e aos produtos culturais, bem como o ciclo de conferências “TunaeTalks”, que contará com registo audiovisual e a participação de figuras relevantes da cena cultural.
A receção oficial está agendada para as 15h00 desta quarta-feira, seguindo-se a primeira sessão dos TunaeTalks, sob o tema “A Tuna e a Produção Musical”, com intervenções de Manuel de Oliveira e Pedro de Castro, na Black Box do CIAJG. Às 17h30 terão lugar as tradicionais rondas na Igreja da Oliveira, culminando o dia com um espetáculo às 21h00 na Plataforma das Artes.
O sábado, 28 de junho, inclui nova conferência, desta vez subordinada ao tema “Tuna 2.0 – Imagem e Narrativa do Século XXI”, com Adriana Couto, Inês Margarida e Luís Borges. As rondas regressam às 17h30 e, às 21h00, terá lugar um dos momentos mais marcantes do evento: o espetáculo de homenagem a Afonso Gonçalves, vimaranense e membro da organização, falecido tragicamente em Lisboa. A homenagem contará com uma atuação especial das tunas convidadas, na Plataforma das Artes.
O encerramento acontece no domingo, dia 30, com uma eucaristia às 12h00 na Igreja da Oliveira. Às 15h30 realiza-se o último TunaeTalks, seguido de um espetáculo final às 16h30, novamente na Plataforma das Artes.
Paulo Gonçalves, da organização, não tem dúvidas de que “o EITA é muito mais do que um encontro de tunas”: “Já é, provavelmente, o principal evento de tunas da Península Ibérica. Em apenas quatro anos, consolidou-se como uma referência, com um formato não competitivo, e este ano contará com tunas de cinco países. Continua a ter uma forte presença da TUDI – associação de tunas veteranas de 15 países – e transforma Guimarães e a região na capital mundial das tunas durante uma semana”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 22, 2026
O Sporting superou o teste em Moreira de Cónegos e confirmou o favoritismo frente ao Moreirense, num encontro que apenas ficou desbloqueado na segunda parte, após o primeiro golo leonino.
Fevereiro 22, 2026
O treinador do Vitória, Luís Pinto, considerou que a sua equipa realizou uma exibição de elevado nível na deslocação ao terreno do rival minhoto, apesar da derrota frente ao Braga.
Fevereiro 22, 2026
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga inviabilizou uma coreografia preparada para o jogo da 23ª jornada da I Liga entre o Braga e o Vitória, disputado no Estádio Municipal de Braga, por considerar existirem riscos significativos para a segurança dos adeptos.
Fevereiro 20, 2026
O técnico assumiu a dificuldade do desafio, mas garantiu ambição total para discutir o resultado.
Fevereiro 20, 2026
A Assembleia Municipal de Guimarães realiza no próximo dia 27 de fevereiro de 2026, às 21h00, uma sessão ordinária no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
Fevereiro 20, 2026
Francisco Ferreira Machado, aluno do 1.º ano da Licenciatura no Departamento de Música e estudante de Viola d’Arco, foi distinguido com o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Corda Cidade de Vigo, que decorreu a 7 de dezembro.





