Tunas académicas de seis países juntam-se em Guimarães para o EITA 2025
Guimarães recebe, a partir de hoje a IV edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas (EITA), que decorre até domingo, na cidade berço.

© CMG
A edição deste ano reúne 17 tunas académicas oriundas de seis países – Portugal, Espanha, México, Peru, Colômbia e Chile – e mobiliza mais de 500 participantes durante cinco dias inteiramente dedicados à música, à tradição universitária, à juventude e ao intercâmbio cultural.
Com um programa descentralizado que este ano se estende aos concelhos vizinhos de Vizela e Cabeceiras de Basto, é em Guimarães que se concentra o núcleo central das atividades. A Plataforma das Artes e da Criatividade será o epicentro do festival, acolhendo concertos gratuitos das tunas, uma zona de restauração, áreas dedicadas ao artesanato e aos produtos culturais, bem como o ciclo de conferências “TunaeTalks”, que contará com registo audiovisual e a participação de figuras relevantes da cena cultural.
A receção oficial está agendada para as 15h00 desta quarta-feira, seguindo-se a primeira sessão dos TunaeTalks, sob o tema “A Tuna e a Produção Musical”, com intervenções de Manuel de Oliveira e Pedro de Castro, na Black Box do CIAJG. Às 17h30 terão lugar as tradicionais rondas na Igreja da Oliveira, culminando o dia com um espetáculo às 21h00 na Plataforma das Artes.
O sábado, 28 de junho, inclui nova conferência, desta vez subordinada ao tema “Tuna 2.0 – Imagem e Narrativa do Século XXI”, com Adriana Couto, Inês Margarida e Luís Borges. As rondas regressam às 17h30 e, às 21h00, terá lugar um dos momentos mais marcantes do evento: o espetáculo de homenagem a Afonso Gonçalves, vimaranense e membro da organização, falecido tragicamente em Lisboa. A homenagem contará com uma atuação especial das tunas convidadas, na Plataforma das Artes.
O encerramento acontece no domingo, dia 30, com uma eucaristia às 12h00 na Igreja da Oliveira. Às 15h30 realiza-se o último TunaeTalks, seguido de um espetáculo final às 16h30, novamente na Plataforma das Artes.
Paulo Gonçalves, da organização, não tem dúvidas de que “o EITA é muito mais do que um encontro de tunas”: “Já é, provavelmente, o principal evento de tunas da Península Ibérica. Em apenas quatro anos, consolidou-se como uma referência, com um formato não competitivo, e este ano contará com tunas de cinco países. Continua a ter uma forte presença da TUDI – associação de tunas veteranas de 15 países – e transforma Guimarães e a região na capital mundial das tunas durante uma semana”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Setembro 30, 2025
O Vitória Sport Clube prepara-se para regressar ao Estádio D. Afonso Henriques no próximo sábado, 4 de outubro, para enfrentar o CD Santa Clara, em jogo da 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O apito inicial está marcado para as 20h30.
Setembro 30, 2025
A coligação Juntos por Guimarães promove, no próximo sábado, dia 4 de outubro, uma jornada de contacto com a população, que contará com a presença do presidente do PSD e atual primeiro ministro, Luís Montenegro.
Setembro 30, 2025
A Universidade do Minho (UMinho) volta a destacar-se no panorama internacional da ciência, com 69 investigadores incluídos no grupo dos 2% mais citados do mundo no último ano. O reconhecimento resulta do estudo World’s Top 2% Scientists 2025, da Universidade de Stanford (EUA) em parceria com o grupo editorial Elsevier.
Setembro 30, 2025
O Bloco de Esquerda apresentou o seu programa eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, em que Joaquim Teixeira é candidato à Câmara Municipal de Guimarães e Francisca Sousa à Assembleia Municipal.
Setembro 30, 2025
Faleceu esta segunda-feira, 29 de setembro, aos 74 anos, Joaquim António Ribeiro Garcia de Araújo, conhecido empresário de Guimarães e figura ligada ao associativismo local. O óbito ocorreu na Unidade de Cuidados Continuados de Nespereira, vítima de doença.
Setembro 30, 2025
O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou que vai reunir, esta terça-feira, com representantes de todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal para avaliar se avança com a convocação de uma sessão extraordinária destinada à votação da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).