Guimarães assinala Centenário de Fernando Távora com nova edição de livro

A segunda edição do livro “Fernando Távora em Guimarães” foi apresentada, na sexta-feira, dia 04, na Assembleia de Guimarães, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento (1923-2023) do arquiteto que deixou uma marca no desenvolvimento urbanístico e arquitetónico da cidade.

© CMG

A obra, apoiada pela Câmara Municipal de Guimarães, resulta de uma parceria entre a associação Muralha – Património, a Assembleia de Guimarães e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

A sessão de apresentação contou com a presença do vereador da Cultura, Miguel Oliveira, de Maria José Távora, filha do arquiteto, e dos coordenadores da edição, Eduardo Fernandes e João Cabeleira, professores na Escola de Arquitetura.

Durante a apresentação, Miguel Oliveira, destacou a importância de revisitar o legado do arquiteto numa cidade onde a arquitetura tem uma forte ligação à identidade e ao futuro. “Fernando Távora deixou um pensamento que vai muito além dos edifícios. Deixou-nos uma forma de olhar o território, sempre com respeito pelo passado e ambição para o futuro”, sublinhou.

Maria José Távora, filha do arquiteto, que partilhou algumas memórias pessoais e a emoção de ver o trabalho do pai reconhecido e continuado. Os coordenadores da obra, os professores Eduardo Fernandes e João Cabeleira, da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, explicaram o processo de reedição e reforçaram o valor documental e pedagógico do livro.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS