EB 2,3 de Pevidém entra em obras este verão; aulas em contentores já garantidas
A requalificação da EB 2,3 de Pevidém, deverá avançar ainda durante o verão, com a instalação de cerca de 30 contentores que irão servir de salas de aula provisórias para cerca de 500 alunos.

© Mais Guimarães
A mudança ocorrerá durante as férias escolares, e o próximo ano letivo já começará nas novas estruturas temporárias, montadas no atual espaço da feira semanal.
Apesar da relocalização temporária da feira ter gerado alguma preocupação entre os feirantes, a Junta de Freguesia garante que tem vindo a trabalhar com a Câmara Municipal para garantir uma solução que sirva todos os envolvidos. O presidente da Junta de Freguesia, António Ribeiro, esclarece que a feira continuará a funcionar provisoriamente no local habitual durante o fim de semana, mas a partir da semana seguinte será deslocada para as ruas João Pereira Fernandes e Travessa da Ponte Gela, com o devido planeamento para minimizar o impacto no trânsito e no comércio local.
“Os feirantes sabem que estou do lado deles. Vamos reorganizar o espaço de forma segura, com as barraquinhas no passeio e estacionamento, e as carrinhas numa faixa de rodagem. É só um dia por semana, das 6h às 13h”, afirmou António Ribeiro.
A nova escola será uma infraestrutura moderna, pensada para responder às necessidades atuais da comunidade educativa. Enquanto durarem as obras — previstas para cerca de dois anos — os alunos terão acesso a contentores com boas condições, incluindo ar condicionado e refeitório com refeições fornecidas por uma empresa externa, em sistema de turnos.
“Vai ser uma adaptação, mas necessária. Para melhorar, às vezes é preciso algum desconforto”, salientou o presidente, avançando com um valor de investimento que rondará os 12 milhões de euros.
Além da escola, está também previsto o arranque das obras de requalificação do Centro de Saúde local. O concurso público anterior ficou deserto, mas a Câmara Municipal irá rever o valor base para garantir que o projeto avança. Entre as melhorias está prevista a instalação de um elevador e a transformação do edifício num espaço mais sustentável, com painéis solares e janelas eficientes, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A poucos meses do fim do mandato, o presidente da Junta mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado: “Saio com a freguesia relançada. Foram oito ou nove estradas renovadas, obras estruturantes arrancadas e uma experiência de grande crescimento pessoal”.
António Ribeiro não se recandidata nas próximas eleições. A decisão foi comunicada ao partido em janeiro deste ano. “Gostei da experiência, mas quatro anos chegam. Já não tenho a mesma motivação e agora é altura de tapar outras lacunas, noutras áreas da minha vida”.