CDU reúne agentes culturais para definir propostas eleitorais para 2025
A Coligação Democrática Unitária (CDU) promoveu um encontro com agentes culturais do concelho de Guimarães, no âmbito da preparação do seu Programa Eleitoral para as Autárquicas de 2025.

© CDU
A iniciativa insere-se numa série de sessões de auscultação que a CDU está a realizar com diversos setores da sociedade, com o objetivo de construir propostas ancoradas na realidade e nas necessidades locais.
Durante a reunião, foi sublinhado o esforço dos agentes culturais em garantir uma produção artística de qualidade e com uma ligação próxima às comunidades locais. Contudo, refere a CDU, “os participantes alertaram para a necessidade de um maior apoio e divulgação das iniciativas culturais, de forma mais coesa e articulada”.
A precariedade laboral no setor cultural foi uma das preocupações mais destacadas, sendo identificada como um dos fatores que contribui para a desmotivação de muitos profissionais da área. “A CDU manifestou solidariedade com estas dificuldades e reiterou o seu compromisso em defender melhores condições para os trabalhadores do setor”.
Entre os temas abordados, destacou-se também a importância de reforçar o associativismo, “promover o envolvimento ativo das comunidades e incentivar o trabalho em rede entre os diferentes agentes culturais. A CDU considera que estas são dimensões essenciais para construir um acesso mais democrático e inclusivo à cultura”.
Os contributos recolhidos neste encontro serão integrados na elaboração do programa eleitoral da CDU. “Viver melhor na nossa terra é possível”, reafirma a coligação, que coloca a cultura como “um dos pilares centrais do seu projeto político para o concelho de Guimarães”.