Desemprego desce em Guimarães face ao início do ano e ao mesmo mês de 2024

No entanto, o concelho continua a liderar em número absoluto de desempregados na região do Minho.

© Rodrigo Marques/Mais Guimarães

Guimarães registou, no mês de junho, 6.176 desempregados, segundo os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Embora continue a ser o concelho com maior número absoluto de pessoas sem emprego entre os grandes municípios da região do Minho, os indicadores apontam para uma melhoria da situação face ao início do ano e ao mesmo período de 2024.

Comparando com janeiro de 2025, quando estavam registadas 6.749 pessoas desempregadas, o concelho conseguiu reduzir esse número em 573 indivíduos. Em relação a junho de 2024, também se verifica uma quebra de 303 desempregados, reforçando a tendência de recuperação do mercado de trabalho em território vimaranense.

Apesar disso, em comparação com maio de 2025, houve um ligeiro aumento de 18 pessoas inscritas nos centros de emprego, um crescimento considerado residual.

A evolução de Guimarães contrasta com a realidade de outros grandes municípios minhotos, como Famalicão e Viana do Castelo, onde o desemprego, embora tenha baixado desde o início do ano, aumentou face ao mesmo mês de 2024.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS