Desemprego desce em Guimarães face ao início do ano e ao mesmo mês de 2024
No entanto, o concelho continua a liderar em número absoluto de desempregados na região do Minho.

© Rodrigo Marques/Mais Guimarães
Guimarães registou, no mês de junho, 6.176 desempregados, segundo os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Embora continue a ser o concelho com maior número absoluto de pessoas sem emprego entre os grandes municípios da região do Minho, os indicadores apontam para uma melhoria da situação face ao início do ano e ao mesmo período de 2024.
Comparando com janeiro de 2025, quando estavam registadas 6.749 pessoas desempregadas, o concelho conseguiu reduzir esse número em 573 indivíduos. Em relação a junho de 2024, também se verifica uma quebra de 303 desempregados, reforçando a tendência de recuperação do mercado de trabalho em território vimaranense.
Apesar disso, em comparação com maio de 2025, houve um ligeiro aumento de 18 pessoas inscritas nos centros de emprego, um crescimento considerado residual.
A evolução de Guimarães contrasta com a realidade de outros grandes municípios minhotos, como Famalicão e Viana do Castelo, onde o desemprego, embora tenha baixado desde o início do ano, aumentou face ao mesmo mês de 2024.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 29, 2025
A noite de Réveillon no Largo do Toural, em Guimarães, promete muita música e animação para dar as boas-vindas a 2026, com um programa diversificado que se estende até de madrugada e transporte público gratuito para facilitar o acesso ao centro da cidade.
Dezembro 29, 2025
Aconteceu na tarde deste domingo, 28 de dezembro, a inauguração do espaço Soraia Leite – Cake Design, localizado na Rua de São Tiago, Loja 3, em Ronfe. O novo ateliê nasce inteiramente dedicado à arte dos bolos personalizados, doces exclusivos e a todos os detalhes que transformam cada celebração num momento único.
Dezembro 29, 2025
O emblemático Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto, foi na noite deste domingo, 28 de dezembro, o cenário do concerto “Aonde a Terra Acaba”, inserido no Festival Cidnay Vale do Ave e integrado nas celebrações do Ano Novo. O recital foi interpretado pelo pianista e compositor vimaranense Pedro Emanuel Pereira.
Dezembro 29, 2025
Na noite deste segunda-feira, 29 de dezembro, pelas 21h00, a partir da Plataforma das Artes, realiza-se a última edição do Guimarães Corre Corre, iniciativa que, ao longo de 11 anos, transformou as noites de segunda-feira num ponto de encontro para centenas de corredores e amantes da cidade.
Dezembro 29, 2025
A Academia de Patinagem de Guimarães marcou presença, a 20 de dezembro, na Festa de Encerramento da Época 2025, promovida pela Associação de Patinagem do Minho, no Pavilhão Municipal de Barcelos.
Dezembro 29, 2025
Na análise à partida, o treinador destacou o maior domínio ofensivo da sua equipa, sobretudo na primeira parte, apesar da falta de eficácia na finalização.





