Estão abertas as candidaturas à 5ª edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas
Já se encontram abertas as candidaturas para a 5ª edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, que decorrem até 30 de setembro. Sob o tema “Oceano: um património que une gerações”, o concurso desafia jovens dos 14 aos 21 anos a refletirem sobre a importância do oceano, incentivando uma abordagem intergeracional à sua preservação e à promoção dos direitos humanos.

© Direitos Reservados
A iniciativa propõe a criação de filmes de curta duração, com um máximo de sete minutos, dando total liberdade criativa aos participantes para explorarem o tema proposto. As candidaturas serão avaliadas por um júri especializado, em quatro categorias distintas: Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro. Cada uma das categorias será premiada com 2.000 euros.
Os interessados podem consultar o regulamento e submeter as suas candidaturas através do site oficial: www.premiomarioruivo.pt. Para apoiar a produção dos filmes, os participantes poderão utilizar gratuitamente até um minuto de imagens provenientes da plataforma Cinemateca Digital (www.cinemateca.pt), desde que obtenham autorização prévia dos detentores dos direitos. Os pedidos devem ser dirigidos à Cinemateca através do e-mail acesso@cinemateca.pt.
O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade para o papel essencial do oceano como sistema vital para a vida na Terra. O oceano regula o clima, fornece alimento, serve como meio de transporte e de lazer, e oferece inúmeros benefícios ambientais, económicos, sociais, culturais e emocionais.
A distinção presta ainda homenagem ao legado do professor Mário Ruivo, uma figura incontornável da ciência e política ambiental em Portugal. Pioneiro na defesa dos oceanos e na introdução das temáticas ambientais no debate público nacional, Mário Ruivo destacou-se também pelo seu compromisso com a democracia e com a construção de uma relação mais equilibrada entre a sociedade e o meio marinho.