Ricardo Costa defende Metro de Superfície como eixo da mobilidade sustentável em Guimarães
Mobilidade sustentável é prioridade estratégica da candidatura socialista à Câmara Municipal.

© Afirmar Guimarães
A proposta, apresentada pelo candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, insere-se num plano mais amplo de mobilidade sustentável e planeamento urbano, alinhado com os compromissos assumidos no âmbito do título de Capital Verde Europeia 2026.
A infraestrutura, com cerca de 20 quilómetros de linha intra-concelhia, visa ligar os principais polos da cidade através de um meio de transporte acessível, moderno e ambientalmente responsável. Ricardo Costa considera que este projeto representa muito mais do que uma solução de transporte: “O Metro de Superfície é mais do que um projeto de mobilidade. É uma visão de cidade. Representa um compromisso com a qualidade de vida, a inovação e a sustentabilidade. Guimarães precisa desta transformação e está preparada para a concretizar”, afirmou.
A proposta do Metro de Superfície é apenas uma das componentes de uma estratégia mais ampla para uma “Guimarães mais conectada, ecológica e centrada nas pessoas”. Nesse sentido, o candidato socialista propõe também a abertura de uma nova ligação à autoestrada em Ponte, com interligação a Sande Vila Nova e Brito. Esta medida visa reforçar a acessibilidade à zona norte do concelho e promover a coesão territorial.

© Afirmar Guimarães
“Guimarães precisa de se afirmar na região com uma estratégia de mobilidade integrada, que ligue pessoas, serviços, empresas e oportunidades. A nova ligação à autoestrada e o Metro de Superfície são dois vetores essenciais para esse caminho”, destacou Ricardo Costa.
As propostas da candidatura inserem-se, ainda, numa visão regional mais ambiciosa: a criação de uma “Grande Área Metropolitana no distrito de Braga”, que Ricardo Costa tem vindo a defender desde 2020, na qual Guimarães quer assumir um papel central. “Estamos a planear o futuro com ambição e responsabilidade. Queremos uma cidade mais próxima das pessoas, mais eficiente e mais preparada para os desafios de uma nova geração urbana”, concluiu.
A mobilidade sustentável surge, assim, como uma das principais bandeiras da candidatura socialista, liderada por Ricardo Costa, à Câmara Municipal de Guimarães.