Incêndios em Guimarães e Fafe: jovem de 20 anos detido por provocar cinco fogos
A Polícia Judiciária de Braga, com o apoio da GNR, deteve um jovem de 20 anos, fora de flagrante delito, por suspeitas da autoria de cinco crimes de incêndio florestal registados entre 16 de junho e 6 de julho, em várias freguesias dos concelhos de Fafe e Guimarães.

© Direitos Reservados
Segundo as autoridades, os incêndios afetaram particularmente as zonas de Arões, Cepães e Infantas, tendo gerado forte preocupação entre a população local e provocado a destruição de vários hectares de área florestal. A frequência das ocorrências fez recordar anos anteriores, marcados por registos semelhantes na região.
As investigações levaram à identificação do suspeito, que, durante a noite, se deslocava num veículo de duas rodas por estradas secundárias em áreas florestais, onde terá provocado diversos focos de incêndio através de chama direta.
As zonas afetadas apresentam características de elevado risco de propagação, devido à vegetação densa, relevo acidentado e proximidade a habitações e unidades industriais. Estas condições exigiram uma forte resposta operacional, com recurso a meios aéreos e terrestres no combate às chamas.
A operação das autoridades permitiu reunir um conjunto significativo de provas que sustentam a acusação. O detido será agora presente a tribunal para primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 28, 2026
A Câmara Municipal de Guimarães reúne na próxima segunda-feira, pelas 10h00, na Sala de Reuniões dos Paços do Concelho, para analisar um total de 11 pontos constantes da ordem de trabalhos.
Fevereiro 28, 2026
O treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, fez a antevisão ao encontro com o Casa Pia, referente à 24ª jornada. A partida está agendada para amanhã, domingo, às 18h00, em Rio Maior.
Fevereiro 28, 2026
Há vidas que atravessam fronteiras; outras atravessam regimes, revoluções e desilusões sem nunca perderem o norte ético. A de Wladimir Brito é uma dessas raras trajetórias que honram a língua portuguesa e a ideia de liberdade.
Fevereiro 28, 2026
Um homem de 52 anos teve parte do pé esquerdo e dos dedos amputados no início de fevereiro, após alegada falta de atendimento urgente no Hospital de Guimarães. A família apresentou queixa à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), fez uma reclamação junto do hospital e promete apresentar também queixa no Ministério Público. A Unidade Local de Saúde do Alto Ave abriu um processo de averiguação interna.
Fevereiro 28, 2026
O Grande Auditório Francisca Abreu recebe, no sábado, 28 de fevereiro, às 21h30, o espetáculo “A Colónia”, criação do encenador e cineasta Marco Martins. Espetáculo criado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Fevereiro 28, 2026
A cidade de Guimarães vai assumir um papel central no arranque do mandato de António José Seguro, integrando o programa oficial da sua tomada de posse como Presidente da República, que decorre nos dias 9 e 10 de março e se estende também a Arganil e ao Porto.





