Ricardo Araújo promoveu encontro entre empresários e Banco de Fomento
Guimarães foi, na terça-feira, palco de um encontro estratégico que reuniu empresários locais e o presidente do Banco de Fomento, Gonçalo Regalado, numa iniciativa promovida por Ricardo Araújo, deputado à Assembleia da República e candidato à Câmara Municipal de Guimarães pela Coligação Juntos por Guimarães.

© Juntos por Guimarães
O objetivo da sessão passou por aproximar o tecido empresarial vimaranense das oportunidades de financiamento e apoio disponibilizadas pela instituição pública, considerada um dos pilares do apoio à economia nacional.
A iniciativa contou com a participação de representantes de diversos setores, incluindo têxtil, construção, gestão e indústria, num momento marcado pela partilha de informação, esclarecimento de dúvidas e promoção de parcerias estratégicas. Durante o encontro, foram apresentadas novas linhas de financiamento do programa Portugal 2030, bem como o desenvolvimento de um banco digital, pensado para simplificar o acesso das empresas aos serviços financeiros.
Ricardo Araújo sublinhou a importância de criar espaços de diálogo entre empresas e instituições públicas, defendendo que “a proximidade entre as empresas, os cidadãos e as entidades públicas é fundamental para criar um ambiente de negócios mais competitivo e dinâmico”. Destacou ainda a necessidade de fomentar pontes de cooperação como forma de garantir que todos os agentes económicos tenham acesso aos recursos necessários para prosperar.
No mesmo sentido, Gonçalo Regalado reforçou o papel do Banco de Fomento na dinamização da economia nacional, afirmando: “O nosso trabalho é apoiar as empresas e os empreendedores que fazem acontecer todos os dias”. Sublinhou ainda a relevância de Guimarães enquanto território dinâmico e promissor, realçando o compromisso da instituição em oferecer soluções concretas de financiamento, garantias, seguros de crédito e fundos de investimento.
O encontro possibilitou também o fortalecimento de redes de contacto entre empresários e responsáveis institucionais, tendo como pano de fundo a necessidade de construir um ecossistema de colaboração entre setor privado, ensino superior, escolas e autarquias. “Precisamos de uma estratégia que envolva todos os atores da sociedade. Só assim construiremos uma Guimarães mais competitiva, atrativa e com oportunidades para todos”, concluiu Ricardo Araújo.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 18, 2025
O concelho de Guimarães esteve entre os locais alvo de uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) que permitiu desmantelar um grupo criminoso organizado responsável por dezenas de furtos qualificados em lares de idosos, centros de dia e instituições públicas no Norte e Centro do país.
Dezembro 18, 2025
A direção de campanha de Guimarães da candidatura presidencial de António José Seguro será inaugurada, no próximo sábado, 20 de dezembro, pelas 15h00, a sede de campanha “Seguro Presidente”, localizada na Rua Teixeira de Pascoais, em Guimarães.
Dezembro 18, 2025
Projeto de João Gaspar Cunha aponta para uma nova geração de parceiros robóticos neuroadaptativos.
Dezembro 18, 2025
A partida entre Estrela da Amadora e Moreirense está agendada para sábado, com início marcado para as 20h30.
Dezembro 18, 2025
A medida consta de um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Dezembro 18, 2025
A 15ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea realiza-se de 5 a 14 de fevereiro de 2026, em Guimarães, reunindo criadores de Portugal, Grécia, Inglaterra, Espanha e Canadá.





