Câmara já tem projetos do Metrobus e pediu reunião ao Governo ainda este mês
Esta segunda-feira, 04 de agosto, na última reunião do Executivo Municipal de Guimarães antes da pausa de verão, todos os pontos da ordem de trabalhos foram aprovados por unanimidade. Ainda assim, o destaque voltou a ser o projeto Metrobus, tema que dominou o debate, com críticas da oposição e esclarecimentos por parte do presidente da Câmara, Domingos Bragança.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
Ricardo Araújo, vereador da Coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP), voltou a questionar o ponto de situação do projeto do Metrobus, apontando o atraso em relação ao concelho vizinho de Braga. “O nosso concelho não pode continuar a ficar para trás. Braga já anunciou que em 2026 terá as primeiras linhas de Metrobus em funcionamento, com um investimento superior a 70 milhões de euros”, referiu.
O vereador sublinhou que o projeto para Guimarães, focado num canal dedicado para Metrobus, e não um metro de superfície, já deveria estar mais avançado. “Na última reunião com os técnicos responsáveis pelo estudo, foi dito que o projeto estaria concluído em julho. Fico satisfeito por saber que já foi entregue na Câmara e financiado com um milhão de euros pelo Governo”, afirmou.
Ricardo Araújo aproveitou ainda para criticar o candidato do PS à Câmara Municipal [Ricardo Costa], acusando-o de continuar a prometer um metro de superfície, apesar das recomendações técnicas. “É um vendedor de ilusões. O metro de superfície foi publicamente considerado um disparate pelos próprios técnicos. Prometer isso é enganar as pessoas”, frisou.
“Era assim que estava previsto, começar por Braga e assim está a acontecer”, diz Domingos Bragança
Perante as críticas, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, confirmou que o projeto da primeira fase do Metrobus já deu entrada nos serviços municipais e que pretende reunir com o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, ainda durante o mês de agosto. O objetivo é garantir o financiamento total da obra por parte do Governo. “O projeto de execução seguirá agora para preparação do concurso de obra. Esta é uma fase crucial, porque o financiamento tem de ser assegurado pelo Governo, que depois poderá alavancar fundos europeus. Estamos a falar de um investimento estratégico, não apenas para Guimarães, mas para toda a sub-região do Ave”, explicou o autarca.
O autarca acrescentou que, numa primeira fase, o canal dedicado servirá para ligar a futura estação de alta velocidade à zona norte do concelho, incluindo Fermentões, Ponte, Caldas das Taipas e o Avepark. Em fases seguintes, a rede poderá ser alargada a outras zonas. Relativamente à comparação com Braga, o presidente da Câmara desvalorizou as críticas sobre um eventual atraso. “Este foi sempre o plano definido no âmbito da colaboração entre os concelhos do Quadrilátero Urbano – agora Pentágono – e das comunidades intermunicipais do Ave e do Cávado. Estava previsto começar por Braga e assim está a acontecer”.
Sobre os custos, Domingos Bragança foi claro: “Fala-se em 70 milhões de euros, mas nesta primeira fase estamos a falar de cerca de 200 milhões. É dessa grandeza que se trata. Após a aprovação do projeto de execução para lançar obra a concurso, e a aquisição dos terrenos necessários à implementação do canal”.
Recorde-se que em Braga, o Metrobus arranca em junho de 2026 com linha até ao Hospital. O novo sistema de transporte público de Braga, começa a operar em junho de 2026. A primeira linha, a Linha Vermelha, ligará a Estação da CP ao Hospital de Braga, num trajeto de seis quilómetros com 12 estações por sentido.
O serviço será assegurado por 12 autocarros articulados com capacidade para 130 passageiros, com uma frequência de seis minutos. Cerca de 81% do percurso será feito em canal dedicado e 19% em via partilhada com prioridade semafórica. O investimento total é de 75,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Já foi lançado o concurso para a construção da linha, e, ainda esta semana, será lançado o concurso para aquisição do material circulante. O projeto inclui também a requalificação do espaço público e a criação de um parque de material e oficinas junto aos TUB.
A próxima reunião está marcada para as 1 de setembro.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 28, 2025
Empate acaba por ser considerado justo.
Dezembro 28, 2025
As contas do Moreirense Futebol Clube relativas à última época foram aprovadas por unanimidade, em assembleia geral realizada no Auditório do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Dezembro 28, 2025
Na tarde de 1 de janeiro.
Dezembro 28, 2025
Afonso Sousa renovou contrato com o Vitória até 2029, prolongando a ligação ao emblema vimaranense que representa desde a temporada 2021/2022.
Dezembro 28, 2025
O calendário de 2026 traz menos oportunidades de descanso prolongado do que outros anos, mas ainda assim oferece cinco fins de semana prolongados.
Dezembro 27, 2025
Tiago Sousa foi convocado para representar a Seleção Nacional sub-20 no início de 2026. O atleta do Vitória Sport Clube, de 19 anos, integra a lista de 16 jogadores chamados para disputar o Torneio 4 Nações, que terá lugar em Angers, França, entre os dias 7 e 11 de janeiro.





