Vitrus recolhe 3 toneladas de têxteis usados em iniciativa de sustentabilidade
Ao longo dos últimos meses, foram colocados contentores próprios em mais de 30 estabelecimentos de ensino.

©Vitrus Ambiente
Mais de três toneladas de resíduos têxteis foram recolhidas em escolas do concelho de Guimarães, no âmbito de um projeto de sustentabilidade ambiental promovido pela Vitrus Ambiente, em parceria com o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem. A iniciativa, que visa promover a economia circular, contou com a participação ativa da comunidade escolar.
Ao longo dos últimos meses, foram colocados contentores próprios em mais de 30 estabelecimentos de ensino, permitindo que alunos, professores e famílias entregassem peças de roupa e outros artigos têxteis em fim de uso. O material recolhido é depois encaminhado para a empresa To Be Green, responsável por reaproveitar os têxteis e transformá-los em novos produtos.
“O envolvimento das escolas neste tipo de ação tem um impacto direto e imediato na forma como lidamos com o desperdício”, destacou João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus Ambiente. “Estamos a educar para a sustentabilidade, reduzindo o lixo têxtil e fomentando hábitos mais conscientes.”
A indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta, sendo responsável por elevadas emissões de gases com efeito de estufa, elevado consumo de água e geração massiva de resíduos. Iniciativas como esta representam um passo concreto na redução do impacto ambiental, promovendo a reutilização e reciclagem de materiais, e estimulando comportamentos mais sustentáveis desde a infância.