Proteção Civil prolonga situação de alerta devido ao perigo máximo de incêndio rural

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e o Gabinete Técnico Florestal (GTF) de Guimarães emitiram, esta quarta-feira, 13 de agosto, um alerta para a manutenção do perigo meteorológico de incêndio rural no concelho, como acontece em todo o território continental.

© Direitos Reservados

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, com temperaturas máximas a rondar os 35°C, humidade relativa inferior a 30%, vento de oeste com rajadas até 60 km/h e perigo de incêndio entre Muito Elevado e Máximo.

A Declaração de Situação de Alerta foi prorrogada até às 23h59 de 15 de agosto e o Estado de Prontidão Especial do SIOPS para o DECIR mantém-se até dia 18. Durante este período, vigoram medidas excecionais, incluindo: Proibição de acesso e circulação em espaços florestais definidos nos planos municipais; Interdição de queimadas e queimas de sobrantes; Proibição de trabalhos com maquinaria em espaços florestais e rurais (salvo combate a incêndios), e a Proibição de uso de fogo-de-artifício ou artefactos pirotécnicos.

A Proteção Civil apela à população para que adote comportamentos preventivos e respeite as proibições, reforçando ainda as recomendações da Direção-Geral da Saúde para proteção em períodos de calor intenso.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS