“Juntos por Guimarães” apresentou candidatos a Caldas das Taipas e Briteiros St. Estêvão e Donim

A coligação Juntos por Guimarães apresentou no fim-de-semana, oficialmente, os seus candidatos às freguesias de Caldas das Taipas e Santo Estêvão e Donim.

© Juntos por Guimarães

Manuel Ribeiro quer transformar Caldas das Taipas

Manuel Ribeiro foi anunciado como candidato à presidência da Junta de Freguesia das Caldas das Taipas, numa cerimónia que contou com a presença de Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal pela coligação, Nuno Vieira e Brito, presidente da concelhia do CDS, e de Rui Armindo Freitas, candidato à presidência da Assembleia Municipal de Guimarães.

© Juntos por Guimarães

A candidatura de Ribeiro surge com o objetivo de dar um novo rumo à freguesia, apostando numa gestão mais próxima das pessoas e capaz de promover o desenvolvimento local. O candidato destacou a necessidade de colocar as Caldas das Taipas no centro das prioridades políticas do concelho, criticando a gestão do atual executivo e a ausência de projetos estruturantes de longo prazo.

Na sua intervenção, Manuel Ribeiro salientou problemas como a mobilidade, o trânsito e a habitação, afirmando que é necessário desbloquear estradas, melhorar a circulação na vila, criar mais zonas de estacionamento e investir em passeios acessíveis e seguros. O candidato prometeu também um plano de requalificação urbana com projetos concretos que valorizem a vila. “O futuro da nossa vila exige ações concretas e não promessas vazias”, afirmou Manuel Ribeiro.

O candidato criticou a gestão do atual executivo, mencionando que foram investidos dezenas de milhares de euros no centro da vila, mas que, até agora, a verdadeira transformação e projetos de longo prazo para a freguesia estão estagnados. “Já devíamos estar a debater novos projetos que projetassem as Caldas das Taipas para níveis de desenvolvimento que nos permitissem recuperar o estatuto de cidade. No entanto, estamos a lutar apenas pela requalificação do centro da vila, com obras mal executadas, estacionamentos retirados e promessas nunca cumpridas”, sublinhou Manuel Ribeiro.

Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal de Guimarães pela coligação, também esteve presente e sublinhou a importância de dar às Caldas das Taipas o devido apoio e atenção. “As Taipas têm sido injustiçadas pela Câmara Municipal de Guimarães. A vila não tem recebido o investimento necessário e, se vencermos as eleições, as Taipas terão finalmente a atenção que merecem. Vamos trabalhar para melhorar a mobilidade, a habitação e o desenvolvimento económico da vila, trazendo mais investimentos e criando mais oportunidades de emprego qualificado”, afirmou Ricardo Araújo.

Ricardo Araújo defendeu também a criação de soluções para as acessibilidades, como a requalificação da Estrada Nacional 101 e a criação de uma via de transporte público dedicada, o MetroBus, que ligará Guimarães às Caldas das Taipas. Além disso, sublinhou a necessidade de mais investimentos na habitação, com a construção de novos projetos habitacionais a preços acessíveis, especialmente para a classe média, os mais carenciados e os jovens.

Para Constantino Veiga, membro da coligação, a candidatura de Manuel Ribeiro representa experiência e dedicação, essenciais para reverter o retrocesso registado nos últimos anos na freguesia.

Agostinha Matos candidata à mudança em Santo Estêvão e Donim

Na União de Freguesias de Santo Estêvão e Donim, a coligação apresentou Agostinha Matos como candidata à presidência da Junta. A cerimónia contou com a presença de César Teixeira, atual líder parlamentar na Assembleia Municipal, e de Ricardo Araújo.

© Juntos por Guimarães

Agostinha Matos destacou a sua ligação à comunidade e a experiência adquirida ao longo dos anos, assumindo como objetivo melhorar a vida das pessoas e promover o bem-estar da população. Entre as prioridades da candidata estão o desenvolvimento sustentável da região, a promoção de serviços e infraestruturas adequadas e a valorização da identidade local.

A família de Agostinha Matos tem uma história de contributo ativo para o desenvolvimento da freguesia, tanto em termos financeiros como em generosidade. Foram responsáveis pela fundação do Rancho Infantil de Santo Estevão Briteiros, além de terem apoiado várias situações familiares e instituições locais, como o G.D. Santo Estêvão. Este legado de trabalho e dedicação foi destacado como um dos principais pilares da candidatura de Agostinha Matos.

“Tudo o que farei será sempre pelas duas freguesias, com o compromisso de melhorar as condições de vida e promover o bem-estar de toda a população”, disse Agostinha Matos.

Ricardo Araújo expressou o seu apoio à candidatura de Agostinha Matos. “A Agostinha é uma mulher de trabalho, de humildade e determinação. Todos sabemos que ela tem a força necessária para fazer a diferença. Santo Estevão e Donim só têm a ganhar com a sua liderança”, afirmou.

Ricardo Araújo abordou também as questões estruturais que afetam a zona norte do concelho, afirmando que, se for eleito, a coligação irá dar a devida atenção e relocar o investimento necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A nossa prioridade será garantir mais e melhor para os vimaranenses, com políticas que atendam às necessidades de todos. Queremos transportes públicos gratuitos, que cubram todo o concelho e com mais frequência. Mas queremos também mais habitação acessível e a preços controlados, para dar o devido apoio aos Vimaranenses.”, sublinhou.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS