Proteção Civil alerta para mau tempo a partir do final da tarde deste sábado

Para minimizar riscos, a ANEPC recomenda a desobstrução dos sistemas de drenagem, a fixação de estruturas móveis, a adoção de uma condução defensiva com velocidade reduzida, a evitação de atravessamentos em zonas inundadas e a atenção permanente às previsões meteorológicas e indicações das autoridades.

© Direitos reservados

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, a partir do final da tarde deste sábado, 6 de setembro, uma mudança significativa nas condições meteorológicas, com chuva por vezes forte no litoral Norte e Centro, podendo ser mais intensa nas zonas de maior altitude.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta que a precipitação poderá ter impactos acrescidos nas áreas afetadas pelos incêndios rurais, onde a falta de coberto vegetal e a acumulação de cinzas aumentam a vulnerabilidade do solo.

Entre os efeitos esperados estão inundações em zonas urbanas devido à obstrução dos sistemas de escoamento, cheias em cursos de água, deslizamentos e derrocadas, contaminação de fontes de água potável e ainda o arrastamento de objetos soltos ou estruturas mal fixadas, potenciados por episódios de vento forte.

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS