Programa IMPACTA com candidaturas abertas até 30 de setembro
O período de candidaturas ao programa IMPACTA – Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas está aberto até ao dia 30 de setembro, anunciou o Município de Guimarães.

© CMG
O regulamento contempla diversas linhas de apoio, que abrangem atividades pontuais, planos anuais de atividades, investimento e projetos de criação artística nas áreas de artes visuais e curadoria, artes performativas, performance e composição musical, bem como edições literárias, musicais e videográficas. Estão igualmente previstos apoios à circulação nacional e internacionalização de projetos culturais, a projetos de investigação e à circulação de iniciativas no território concelhio.
Segundo a autarquia, o IMPACTA pretende reforçar o papel do tecido associativo vimaranense, considerado determinante na dinâmica cultural do concelho. O regulamento surge no seguimento de um percurso de forte aposta municipal na cultura, intensificado nas últimas duas décadas e consolidado com a Capital Europeia da Cultura 2012, que contribuiu para o crescimento de estruturas, profissionais e artistas locais em várias áreas criativas.
O município sublinha que o programa resulta da “necessidade de valorização do associativismo no contexto cultural” e de um pensamento integrado que promova programações concertadas, a criação de espaços de apresentação regulares ou pontuais e a internacionalização de projetos.
Além disso, o IMPACTA unifica os diversos apoios anteriormente existentes, simplificando regras e procedimentos. Entre as alterações introduzidas, destaca-se a clarificação da submissão de candidaturas, a exigência da documentação no momento da entrega, a aprovação de novos modelos de formulários, a agilização de pagamentos e a correção de lapsos verificados em edições anteriores.