António Brás anuncia apoio à Coligação “Juntos por Guimarães”. Flávio Freitas define-o como “Falso Humilde”
O atual presidente da junta de Moreira de Cónegos, António Brás, marcou presença no sábado, 20 de setembro, na apresentação da candidatura da Coligação Juntos por Guimarães (PSD - CDS/PP, manifestando o seu apoio à lista liderada à junta de freguesia e à candidatura de Ricardo Araújo à Câmara Municipal de Guimarães.

© Direitos Reservados
Durante o discurso, António Brás afirmou que o seu posicionamento se deve ao compromisso com a sua terra: “Estou aqui porque sou Moreirense. Estou aqui porque amo a minha terra tal como vós. Estamos numa das maiores vilas de Guimarães, funcionando como uma comunidade assertiva, entre todos. Mas dependemos sempre do que se passa no Toural”, disse.
O autarca, a cumprir o segundo mandato, tendo sido eleito pelo PS, criticou abertamente os socialistas : “Uma parte de uma candidatura do Toural é apenas para olhar por si mesmo. Não é para vir cá e ajudar as nossas associações. Vêm a Moreira de Cónegos politizar as nossas associações e instituições”, acusou.
António Brás criticou ainda Ricardo Costa, candidato socialista à Câmara Municipal, dizendo que “Quando ganhou a primeira vez (a presidência da concelhia do partido) não soube gerir a vitória e foi desfragmentando, foi desfragmentando, e cada vez mais alagando, alagando ao ponto de não merecer a Câmara de Guimarães”.
O autarca anunciou o apoio à coligação Juntos por Guimarães, vincando que Ricardo Araújo e a sua equipa “propõem-se a defender e elevar Guimarães e todas as terras, e têm qualidade para isso”, e pedindo que os eleitores não permitam que os “tentáculos (socialistas) não entrem dentro das nossas instituições para as desvirtuar”.
“Quem não sabe sair, sai sempre pela porta pequena e neste caso bem pequenina”, diz Flávio Freitas
A tomada de posição de António Brás suscitou reação imediata dos socialistas vimaranenses. Flávio Freitas, membro da lista do PS à Câmara Municipal, e próximo de Ricardo Costa, visado nas acusações, publicou nas redes sociais um texto intitulado “O falso humilde”, no qual critica o percurso político do autarca e as suas declarações. “Sou um filho da zona Sul, da “Equipa do Toural” com muito orgulho! Aprendi com os meus pais valores como honestidade, dedicação e verdade! Sinto-me profundamente desrespeitado. Este foi o homem que, quando eu ainda estudava, angariava candidatos para o PSD. Passado algum tempo já era socialista… e agora percebemos que afinal não… muda conforme o jeito! Na política não pode valer tudo!”.
O episódio intensifica o debate em Moreira de Cónegos a menos de três semanas das eleições autárquicas de 12 de outubro, evidenciando a polarização entre apoiantes da coligação liderada por Ricardo Araújo e os candidatos do Partido Socialista, liderado por Ricardo Costa, que continuam a mobilizar esforços para garantir a vitória na freguesia e no concelho.
Rogério Paiva é o candidato da coligação Juntos por Guimarães e Henrique Pedro é o candidato socialista à vila vimaranense.





