Renascimento entre os 38 melhores restaurantes que abriram em Portugal em 2024

O Renascimento, localizado na Rua Dr. António Mota Prego, nº6, acaba de ser nomeado para os prémios “The Fork”, que distinguem as melhores aberturas de restaurantes em Portugal em 2024.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Entre os 38 nomeados de norte a sul do país, o Renascimento é o único representante do Minho, afirmando-se como uma aposta diferenciadora na cozinha tradicional portuguesa com um toque contemporâneo. A seleção foi feita por um júri de prestígio composto por mais de 50 chefs, incluindo nomes com estrela Michelin. Os finalistas serão anunciados a 17 de novembro, numa gala no Convento do Beato, em Lisboa.

Mais do que um restaurante, o Renascimento nasce da paixão de três amigos – Manuel Cardoso (Nelinho), Rui Filipe e João Leite – que decidiram transformar sonhos em realidade. “O objetivo foi simples: juntar um grupo de quatro ou cinco amigos à mesa e usufruírem de uma boa refeição”.

© Mais Guimarães

A cozinha está a cargo do chef Rui Filipe, que conquistou recentemente uma estrela Michelin para o Palatial, em Braga, também no primeiro ano de atividade, e traz consigo 15 anos de experiência internacional, entre Budapeste e a Suíça, além de passagens por cozinhas de referência em Portugal como “The Yeatman” (Gaia) e “A Cozinha” de António Loureiro (Guimarães).

No menu, a tradição é ponto de partida para viagens de sabor. Há pratos de conforto, como o coelho à caçador, lado a lado com propostas ousadas como o polvo com romesco, receita catalã com frutos secos, tomates e pimentos assados, que já desperta curiosidade entre os clientes.

Com um ambiente acolhedor e descontraído, o Renascimento é pensado como lugar de encontro, onde história e modernidade se cruzam. Mais do que comer, trata-se de viver uma experiência que honra a herança da cozinha portuguesa, sem medo de a reinventar com técnicas e sabores internacionais.

© Mais Guimarães

A nomeação para os prémios “The Fork” é, por isso, apenas o primeiro passo de um projeto que se quer duradouro e que coloca Guimarães no mapa gastronómico nacional. Como o próprio nome indica, este é um verdadeiro renascimento da tradição à mesa, com o olhar virado para o futuro.

Estão a decorrer as votações no site “The Fork”. A votação no restaurante vimaranense pode ser feita aqui: https://theforkrestaurantsawards.pt/restaurantes/renascimento/

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS