Supercomputador Deucalion e Toural no mesmo périplo: Gouveia e Melo esteve em Guimarães
O candidato às Eleições Presidenciais de 2026, Henrique Gouveia e Melo, esteve no último sábado em Guimarães, em contacto com a população no coração da cidade.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
O antigo Chefe do Estado-Maior da Armada tomou café no Milenário, no Largo do Toural, e acompanhou a sessão pública de recolha de assinaturas para a sua candidatura, realizada junto à Torre da Alfândega, sob o símbolo “Aqui Nasceu Portugal”.
Gouveia e Melo destacou que “Guimarães é uma cidade de afetos e hoje estou a testemunhar isso mesmo, uma vez mais”, após ter recebido palavras de incentivo e apoio de vários vimaranenses.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
Segundo Vítor Oliveira, mandatário da candidatura em Guimarães, a presença do candidato foi “uma honra para quem ama Guimarães e o Minho”, sublinhando a atenção e cuidado demonstrados por Gouveia e Melo. Também Carlos Caneja Amorim, coordenador da Zona Norte da candidatura, realçou a dinâmica do momento: “Foram obtidas 117 subscrições em duas horas, uma média muito interessante. O ato voluntário das pessoas nos procurarem agradou-nos imenso. Depois, a chuva miudinha acabou por condicionar o trabalho ao ar livre.”
A recolha de assinaturas em Guimarães inseriu-se numa rota temática de contactos com associações culturais, sociais e desportivas, tecido empresarial e instituições públicas e privadas, um périplo que já decorre há duas semanas e vai continuar pelo concelho.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
Na véspera, sexta-feira, o candidato presidencial visitou o Campus de Azurém da Universidade do Minho, onde conheceu de perto o supercomputador “Deucalion”, instalado na Escola de Arquitetura, Arte e Design. Durante uma reunião de trabalho, Gouveia e Melo inteirou-se das capacidades desta infraestrutura, inaugurada em 2023, que pode executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo e que visa acelerar a produção científica e a inovação em Portugal.