Ricardo Araújo propõe “revolução na mobilidade” em Guimarães com transporte público gratuito

Ricardo Araújo detalhou um conjunto de prioridades que considera essenciais para a melhoria da mobilidade em Guimarães. Entre estas, destacou a implementação do Metrobus em canal dedicado, ligando a cidade às Taipas e, futuramente, a Braga. O candidato anunciou ainda intervenções na EN101, EN105, EN206 e EN310, a criação de um novo nó de acesso à autoestrada na zona norte e o planeamento de uma nova circular externa à cidade.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Em conferência de imprensa, junto à Central de Camionagem de Guimarães, o candidato sublinhou a necessidade de uma “verdadeira revolução na mobilidade”, com maior cobertura de percursos, horários mais frequentes, incluindo fins de semana e período noturno, e acesso facilitado para todos os cidadãos.

Aos jornalistas, o candidato da coligação Juntos por Guimarães, descreveu a experiência pessoal de utilização do transporte público como forma de diagnosticar os problemas existentes. “Entrei em Souto São Salvador e vim até à Central de Camionagem. Eu acredito que temos mesmo de fazer uma fortíssima aposta no transporte público. Uma revolução na mobilidade em Guimarães exige um forte investimento nesta área”, afirmou.

O candidato explicou que a sua proposta inclui aumentar o número de quilómetros da concessão rodoviária, reforçando a cobertura do transporte público em todas as freguesias, e incrementar a frequência dos horários, incluindo os períodos noturnos. Defendeu ainda a simplificação do acesso, eliminando barreiras como múltiplos tipos de passe e zonamentos limitativos, propondo a gratuitidade para todos os residentes como forma de tornar o transporte mais acessível e eficaz.

“O transporte público é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas, permitindo o acesso a emprego, educação, saúde e cultura. Precisamos de uma medida de choque na mobilidade para tornar o transporte público tão atrativo que as pessoas comecem a utilizá-lo em vez do carro”, destacou.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Ricardo Araújo assegurou que a proposta de gratuidade do transporte público é financeiramente viável, lembrando que a concessão rodoviária atual acabou por ficar por um valor significativamente menor do que a anterior, cerca de metade, permitindo suportar esta medida sem comprometer o orçamento municipal.

O Metrobus em canal dedicado surge como outra prioridade, garantindo maior pontualidade, conforto e segurança ao evitar os constrangimentos de tráfego comum. Araújo afirmou que esta medida poderá, no futuro, ser a base para a implementação de um metro de superfície ou ferrovia ligeira entre Guimarães e Braga, caso se justifique, mas sublinhou que atualmente a ligação ferroviária não é viável, sobretudo devido à falta de ação do Partido Socialista de Guimarães ao longo dos últimos anos.

No que diz respeito às infraestruturas rodoviárias, Araújo anunciou intervenções estratégicas nas principais estradas nacionais, nomeadamente EN101, EN105, EN206 e a EN310, ligação entre Pevidém e Serzedelo, além da criação de um novo nó de acesso à autoestrada na zona norte e do planeamento de uma circular externa à cidade, com o objetivo de resolver constrangimentos de tráfego e melhorar a logística industrial.

O candidato aproveitou ainda para criticar o Partido Socialista, argumentando que só agora, em véspera de eleições, se mostra preocupado com a criação do nó de acesso da autoestrada à zona norte do concelho, a Caldas das Taipas. “Bem-vindo, é pena que venha muito tarde. Nós já defendemos esta solução há mais de uma década”, afirmou.

A menos de três semanas do ato eleitoral, e questionado sobre o apoio que sente no concelho, Ricardo Araújo revelou que a coligação percebe “uma onda de mudança” em Guimarães, com adesão crescente de independentes, socialistas e cidadãos de outros quadrantes políticos. “Sinceramente, sentimos esta onda de apoio que nos dá muita confiança de podermos vencer as eleições no próximo dia 12 de outubro”, concluiu.

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