“Juntos por Guimarães” saúda decisão do Governo de avançar com o MetroBus entre Guimarães e Braga
Investimento de 200 milhões de euros será integralmente financiado pelo Estado e ligará Guimarães à futura estação de Alta Velocidade.

© Mais Guimarães
A Coligação Juntos por Guimarães (CJpG) manifestou esta terça-feira, 07 de outubro, a sua satisfação com a decisão do Governo em financiar o projeto MetroBus na ligação entre Guimarães a Braga, e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade. O investimento, avaliado em 200 milhões de euros, será totalmente financiado pelo Estado, abrangendo estudos, aquisição de terrenos, obra e material circulante.
Em comunicado, a coligação considera que esta decisão “confirma a viabilidade da solução que sempre defendemos junto do Governo” e representa “um passo decisivo para resolver os problemas de mobilidade que Guimarães tem acumulado ao longo dos anos”.
O encontro desta segunda-feira entre o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, confirmou – segundo a CJpG – “aquilo que a coligação sempre defendeu: a mobilidade do futuro faz-se com responsabilidade e visão intermunicipal, articulando Guimarães com Braga e com a Alta Velocidade”.
O candidato da CJpG à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, destacou que o MetroBus é “uma solução moderna, sustentável e financeiramente responsável”, sublinhando que “pode ser implementada no imediato, sem sobrecarregar os cofres municipais”.
Araújo aproveitou ainda para criticar a proposta do Partido Socialista (PS), que defendia a construção de um metro de superfície: “O PS pretende levar esta irresponsabilidade a outro nível: defende a ilusão do metro de superfície para o qual não tem qualquer fonte de financiamento e, como já admitiu o seu candidato, nem sabe como seria pago.”
A coligação afirma que esta decisão “demonstra que Guimarães vai avançar, com os pés na terra, para uma verdadeira revolução na mobilidade que o concelho tanto precisa”.
A coligação conclui que esta decisão representa “uma vitória de todos os Vimaranenses”. O MetroBus deverá ligar as principais zonas urbanas e industriais de Guimarães, melhorando a acessibilidade, o conforto e a eficiência dos transportes públicos no concelho e na região.