Manuel Silva: “Um concelho onde todos possam viver com dignidade”

Manuel Silva é candidato Independente com o apoio do ADN à Câmara Municipal de Guimarães nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.

© Mais Guimarães

O nosso programa assenta em pilares claros: habitação, transporte, saúde, natalidade, educação, cultura, desporto e economia.

Queremos que Guimarães seja um concelho onde todos possam viver com dignidade. Por isso, comprometemo-nos a criar, no prazo de 10 anos, 20.000 novos fogos habitacionais, em estreita cooperação com o setor privado. Com esta medida, projetamos levar a população de Guimarães para acima das 200.000 pessoas.

Ao mesmo tempo, iremos lançar um programa de arrendamento municipal com preços acessíveis, garantindo que ninguém fica para trás no acesso à habitação.

Vamos melhorar os acessos à cidade e apostar no transporte ferroviário de âmbito regional, ligando Bragança e Chaves a Guimarães, bem como Famalicão a Póvoa de Varzim, Porto e Viana do Castelo por linha férrea.

A saúde é um direito fundamental. Por isso, vamos dotar os centros de saúde de mais serviços à população.

A nossa grande aposta são as famílias. Assim, quanto mais filhos tiverem, mais apoios terão: Apoios diretos no arrendamento e crédito habitação; Construção de mais creches e centros de acolhimento noturnos, para que os pais possam conciliar a vida familiar e profissional com tranquilidade, e com a Garantia de que ninguém tem de “mendigar” uma vaga em creches, centros de dia ou lares.

Apostamos em medidas inovadoras como: Aulas só da parte da manhã; Apoio ao ensino profissional; Nutrição e Psicologia, e um curso obrigatório de suporte básico de vida em todos os níveis de ensino.

Vamos apoiar as artes e criar hábitos de consumo de teatro, música, pintura e leitura.
No desporto, o nosso compromisso passa por criar vários centros de alto rendimento em diferentes modalidades; Construir dois campos de golfe; Acabar com os treinos à noite, e garantir espaços gratuitos para a prática desportiva em todo o concelho.

Na economia, as nossas medidas incluem: Melhorar o parque industrial de Lordelo, Guardizela, Ponte e Brito, assegurando ligação direta à autoestrada; Incentivar os nossos empresários a remunerar acima do salário mínimo, valorizando o esforço dos trabalhadores; Estreitar parcerias com a hotelaria, restauração, turismo e diversão, para que Guimarães seja atrativa não só para visitar, mas também para permanecer.

Vamos trabalhar para unir desporto, cultura e lazer. Criar uma via pedonal verde em torno do concelho, ligando aldeias e vilas à cidade, aproximando as pessoas da natureza e da montanha.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS