“Os Pátios do Bairro” regressa a Guimarães e transforma espaços privados em palcos de arte e convívio
O projeto “Os Pátios do Bairro” volta a animar o Bairro C, em Guimarães, com uma nova temporada de encontros que convidam à descoberta da arte em espaços íntimos e inesperados. A terceira sessão acontece já amanhã, sábado, 18 de outubro, às 16h00, na Casa de Maria José (Avenida Dom Afonso Henriques, 27).

© CMG
Esta iniciativa propõe a transformação de pátios e jardins privados de casas históricas em pequenos palcos de criação artística, partilha comunitária e reinterpretação do território. Entre setembro e outubro de 2025, e novamente na primavera de 2026, estão previstas seis sessões que cruzam artes performativas, artes plásticas e gastronomia com o quotidiano e o património humano local.
Na sessão deste sábado, o pátio da Casa de Maria José receberá uma instalação artística de Ivo Rainha, a música de André Júlio Turquesa e um momento gastronómico conduzido por Liliana Duarte e Álvaro Dinis, do restaurante Cor de Tangerina. Com direção artística de Leonardo Sol, responsável pela imagem gráfica, e registo fotográfico e vídeo de Gonçalo Fontes, o projeto destaca-se por promover a proximidade entre vizinhos, artistas e visitantes, explorando a intimidade dos espaços urbanos privados como lugares de encontro e criação.
Mais do que um evento cultural, “Os Pátios do Bairro” é uma experiência partilhada que coloca as artes e a gastronomia em diálogo com a comunidade, gerando momentos únicos de convivência e expressão artística no coração de Guimarães.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 26, 2026
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães mantém em curso a monitorização permanente do nível do Rio Ave e dos seus afluentes, alertando para a possibilidade de interdição de áreas caso a situação o justifique.
Janeiro 26, 2026
A atleta Sara Ferreira esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Provas Combinadas em Pista Coberta, realizado no passado fim de semana, em Braga, ao conquistar o título de bicampeã nacional sub-18 e ao bater três recordes nacionais.
Janeiro 26, 2026
Um robô colaborativo capaz de aprender com os humanos, adaptar-se ao seu ritmo de trabalho e prevenir riscos físicos é o principal resultado do projeto científico I-CATER, desenvolvido pela Universidade do Minho (UMinho) em parceria com o DTx CoLab. Os resultados finais da investigação vão ser apresentados ao público no dia 30 de janeiro, às 14h30, no campus de Azurém, em Guimarães.
Janeiro 26, 2026
Guimarães vai receber, no próximo dia 5 de fevereiro, uma exposição inédita de tecnologias desenvolvidas por estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Janeiro 26, 2026
O Vitória garantiu o apuramento para a Fase de Campeão ao vencer a AD Sanjoanense por 3-2, na última jornada da Série A, resultado que permitiu à equipa orientada por Gil Lameiras fechar a Primeira Fase no primeiro lugar da tabela.
Janeiro 26, 2026
Luís Pinto analisou a derrota do Vitória por 4-2 frente ao Estoril, em jogo da 19ª jornada da Liga Portugal Betclic, destacando a falta de eficácia e a fraca resposta coletiva na segunda parte como fatores determinantes para o resultado.





