Guimarães discute futuro cultural e urbano no lançamento de “C Visível”
O evento marca também o arranque de um novo ciclo de conversas sob o tema “Como alinhar cultura, património e sustentabilidade numa cidade em transformação”, que propõe um olhar contemporâneo sobre o desenvolvimento urbano e cultural do concelho.

© Curtir Ciência
A sessão contará com as intervenções de Miguel Wandschneider, diretor artístico do CIAJG e responsável pelas Artes Visuais; Pedro Gadanho, curador e investigador nas áreas do design, sustentabilidade, transportes, artes e cultura; Ana Bragança, do coletivo Ondamarela; e Celina Vogensen, artista e estudante do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade do Minho. A moderação estará a cargo de Bruno José Ferreira.
O ciclo de conversas, com duração aproximada de 50 minutos, pretende estimular o diálogo entre diferentes áreas do saber, incentivando a reflexão sobre o papel da cultura e do património na construção de cidades mais sustentáveis, criativas e participadas.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 26, 2026
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães mantém em curso a monitorização permanente do nível do Rio Ave e dos seus afluentes, alertando para a possibilidade de interdição de áreas caso a situação o justifique.
Janeiro 26, 2026
A atleta Sara Ferreira esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Provas Combinadas em Pista Coberta, realizado no passado fim de semana, em Braga, ao conquistar o título de bicampeã nacional sub-18 e ao bater três recordes nacionais.
Janeiro 26, 2026
Um robô colaborativo capaz de aprender com os humanos, adaptar-se ao seu ritmo de trabalho e prevenir riscos físicos é o principal resultado do projeto científico I-CATER, desenvolvido pela Universidade do Minho (UMinho) em parceria com o DTx CoLab. Os resultados finais da investigação vão ser apresentados ao público no dia 30 de janeiro, às 14h30, no campus de Azurém, em Guimarães.
Janeiro 26, 2026
Guimarães vai receber, no próximo dia 5 de fevereiro, uma exposição inédita de tecnologias desenvolvidas por estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Janeiro 26, 2026
O Vitória garantiu o apuramento para a Fase de Campeão ao vencer a AD Sanjoanense por 3-2, na última jornada da Série A, resultado que permitiu à equipa orientada por Gil Lameiras fechar a Primeira Fase no primeiro lugar da tabela.
Janeiro 26, 2026
Luís Pinto analisou a derrota do Vitória por 4-2 frente ao Estoril, em jogo da 19ª jornada da Liga Portugal Betclic, destacando a falta de eficácia e a fraca resposta coletiva na segunda parte como fatores determinantes para o resultado.





