Tiago Vaz Silva orgulhoso com o crescimento da formação do Vitória SC
Coordenador dos Afonsinhos do Vitória SC destaca crescimento sustentado da escola e aposta no desenvolvimento humano e desportivo. Com mais de 200 atletas e expansão dentro e fora de Guimarães, Tiago Vaz Silva sublinha o orgulho em ver talentos formados no clube chegarem à equipa principal.

© Vitória SC
O atual responsável, Tiago Vaz Silva, que sucedeu a José Vaz na coordenação do projeto, falou pela primeira vez aos canais oficiais do clube sobre o sucesso da estrutura e o orgulho de trabalhar “no clube do coração”.
“Tem sido uma experiência fantástica. Para mim não é uma grande novidade, porque sempre trabalhámos de forma articulada. Agora, com o Zé Vaz como coordenador técnico geral, estou a assumir a coordenação do universo dos Afonsinhos, e estou a gostar imenso da experiência”, afirmou Tiago Vaz Silva.
Com mais de 200 atletas só em Guimarães, a escola vive um momento de expansão. O crescimento anual ronda os 20%, fruto de uma aposta clara na formação, na proximidade aos pólos do concelho e na criação de novas parcerias fora da cidade-berço.
“Criámos este ano a figura do mediador entre as escolas dos Afonsinhos e os pólos, que visita semanalmente cada um deles para identificar as necessidades no terreno. Além disso, temos parcerias com clubes fora do concelho, em distritos mais distantes, o que nos permite difundir a imagem do Vitória e fazer scouting de jovens talentos”, explicou o coordenador.
A formação técnica também tem sido uma prioridade. Segundo Tiago Vaz Silva, todos os treinadores são profissionais formados em Guimarães, muitos com passagem pelo curso de Desporto ou pelo Clube Nacional de Desporto. “Temos pessoas altamente capazes, competentes e com um trato incrível com as crianças. Felizmente, tudo tem corrido muito bem. Temos também uma relação estreita com o Departamento de Futebol Feminino. Os Afonsinhos são inclusivos na verdadeira aceção da palavra”, destacou.
Apesar do sucesso, o coordenador deixou um apelo às meninas que desejem envergar a camisola vitoriana: “Todos os anos temos aumentado o número de meninas, mas queremos ainda mais. Se houver alguma menina que queira participar e dar o seu contributo, estamos totalmente abertos.”
Fiel à filosofia do clube, Tiago Vaz Silva reforçou o objetivo que norteia todo o trabalho desenvolvido nas camadas jovens do Vitória SC: “Nada nos dá mais prazer do que ver os jogadores formados nos Afonsinhos chegarem à Equipa A. É esse o nosso desígnio, é para isso que cá estamos.”





