Guimarães é, até domingo, o centro da Patinagem Artística Nacional

Guimarães recebe o Torneio Nacional de Benjamins e o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Patinagem Artística. Evento decorre até domingo no Pavilhão Arquiteto Fernando Távora, reunindo cerca de 350 atletas de todo o país.

© Academia de Patinagem de Guimarães

O evento é numa organização conjunta da Academia de Patinagem de Guimarães, da Federação de Patinagem de Portugal e da Associação de Patinagem do Minho.

Durante quatro dias, a cidade-berço é palco de talento, técnica e emoção, numa celebração da patinagem artística nacional, com representantes de 99 clubes de todo o país, incluindo as Regiões Autónomas. A cerimónia de abertura teve lugar esta quinta-feira e o encerramento está marcado para domingo, às 18h00.

Recorde de participação no Torneio Nacional de Benjamins

Esta sexta-feira arrancou o Torneio Nacional de Benjamins, que este ano regista a maior participação de sempre: 66 atletas em Patinagem Livre, 33 em Solo Dance, além de três pares artísticos e um par de dança, uma estreia absoluta nesta categoria.

O Torneio Nacional de Benjamins é a prova máxima do escalão e reúne os sete atletas mais bem classificados em cada torneio regional, o que o torna um dos momentos mais esperados da época desportiva.

Paralelamente, decorre o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que substitui o antigo Torneio Nacional. Nesta competição participam os 25 melhores patinadores do ranking nacional que não integraram o Campeonato da 1.ª Divisão.

No final do evento, serão conhecidos os rankings da próxima época, determinando quais os atletas que terão acesso aos três primeiros Opens de 2025.

“Um orgulho enorme para Guimarães”

Em declarações ao Mais Guimarães, Miguel Henriques, vice-presidente da Academia de Patinagem de Guimarães, destacou o orgulho da instituição em receber uma competição desta dimensão: “É um orgulho enorme podermos estar à frente da organização deste evento, uma vez que tem representação a nível nacional. É muito importante também para nós, enquanto Academia de Patinagem de Guimarães.”

Miguel Henriques fez ainda um apelo à comunidade vimaranense: “As bancadas têm estado cheias com familiares e acompanhantes dos atletas, mas é sempre importante que a comunidade de Guimarães nos visite, veja as provas e apoie os nossos patinadores. Isso ajuda a projetar a patinagem artística na cidade.”

Durante o fim de semana, o público poderá assistir gratuitamente às provas de Patinagem Livre, Pares Artísticos, Solo Dance e Pares de Dança, num ambiente de festa e espírito desportivo.

Para a Academia de Patinagem de Guimarães, o evento é também uma oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido com os seus atletas: “A patinagem artística é uma paixão. Para além da destreza e do desenvolvimento corporal, tem grande importância no desenvolvimento intelectual das crianças e jovens, permitindo-lhes exprimir emoções e mostrar o seu talento ao público”, concluiu Miguel Henriques.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS