Rui Armindo Freitas é o novo presidente da Assembleia Municipal de Guimarães

Rui Armindo Freitas, candidato da coligação Juntos por Guimarães, foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Guimarães na primeira sessão do órgão autárquico, que se realizou na noite desta sexta-feira, 31 de outubro.

© Rui Armindo Freitas

A lista por si encabeçada obteve 62 votos, contra 46 da lista apresentada pelo Partido Socialista, liderada por Pedro Roque, registando-se ainda dois votos brancos, num total de 110 votantes em 111 possíveis.

Rui Armindo Freitas já tinha encabeçado a lista à Assembleia Municipal mais votada nas eleições autárquicas de 12 de outubro, confirmando agora essa vantagem ao assumir a presidência do órgão deliberativo.

A coligação Juntos por Guimarães conquistou, nas eleições de 12 de outubro, a maioria absoluta na Câmara Municipal, elegendo seis vereadores em onze, e agora assegura também a liderança da mesa da Assembleia Municipal. Não dispondo de maioria neste órgão, a coligação ficará dependente de acordos com outras bancadas ao longo do mandato para garantir a aprovação das principais decisões.

A eleição revelou ainda alguma quebra de disciplina de voto no seio socialista, uma vez que o PS elegeu 52 membros para a Assembleia Municipal, entre deputados e presidentes de junta de freguesia, mas a sua lista obteve (46) menos votos do que o esperado. Por outro lado, a candidatura da coligação Juntos por Guimarães recebeu 12 votos além do número dos seus eleitos, sinal de apoios provenientes de outras forças políticas.

A nova mesa da Assembleia Municipal será composta por Natália Fernandes como 1.ª secretária e Teresa Esquível como 2.ª secretária.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS