Empresário vimaranense Joel Sousa leva Famel e nova moto elétrica a Milão
A marca portuguesa Famel, refundada pelo empresário vimaranense Joel Sousa, vai marcar presença na EICMA 2025, em Milão, um dos maiores certames mundiais dedicados ao setor das duas rodas, que decorre entre 6 e 9 de novembro.

© FAMEL
A empresa apresentará a E-XF, uma moto 100% elétrica inspirada na clássica XF17, nas versões Café Racer e Clássica. O novo modelo combina o design tradicional com tecnologia de mobilidade elétrica e conectividade avançada.
Com um motor de 5,5 kW e autonomia até 120 quilómetros, a E-XF será comercializada a partir de cerca de 7.000 euros. De acordo com o CEO da marca, Joel Sousa, a presença na feira “traduz a aposta da Famel em chegar ao público internacional que procura uma moto de qualidade e estilo, com uma experiência de condução diferenciadora e uma relação qualidade-preço acima da média”. Além da E-XF, a Famel vai apresentar um novo conceito de scooter elétrica, vocacionado para a mobilidade urbana, tanto para uso individual como profissional.
A marca, apoiada pelo Fundo NOVUS, gerido pela Magnify Capital Partners em parceria com o Banco Português de Fomento, pretende afirmar-se como um exemplo da inovação europeia e da mobilidade elétrica sustentável, dando continuidade a uma história que marcou gerações de motociclistas portugueses.





