Xico Andebol distinguido com projeto que promove envelhecimento ativo e inclusão social
O Clube Desportivo Xico Andebol foi distinguido na edição de 2025 do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores com o projeto “Walking Handball – Movimento, Memória e Comunidade”. A iniciativa, que promove o envelhecimento ativo, a saúde mental e a inclusão social, adapta a prática do andebol a pessoas com mais de 60 anos.

© Xico Andebol
Entre 172 candidaturas apresentadas por instituições de todo o país, o projeto do Xico Andebol foi um dos 31 selecionados, tendo sido reconhecido pelo seu impacto social e contributo direto para a autonomia e bem-estar da população sénior.
Criado no seio do clube vimaranense, o Walking Handball surgiu como resposta ao envelhecimento populacional e ao isolamento social, incentivando a prática física, a partilha de experiências e o fortalecimento dos laços comunitários. O projeto inclui ainda acompanhamento psicológico especializado, promovendo a estimulação cognitiva e a prevenção do declínio mental associado à idade.
O reconhecimento agora obtido reforça a ligação sólida entre o BPI, a Fundação “la Caixa” e o Xico Andebol, uma parceria que tem vindo a transformar a intervenção social do clube. Depois do sucesso do projeto “Xico Cresce”, apoiado no âmbito do Prémio Infância e dirigido a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, esta distinção alarga a ação do clube às diferentes fases da vida, consolidando uma visão intergeracional de inclusão, educação e bem-estar.
Para o presidente do clube, Mauro Fernandes, a parceria com o BPI e a Fundação “la Caixa” “tem sido determinante para o impacto social do nosso trabalho. O apoio à infância e, agora, aos seniores, representa um posicionamento social de extrema importância não apenas para o clube, mas também para Guimarães. Este prémio é um sinal claro de que o desporto pode ser uma ferramenta poderosa de transformação e coesão comunitária.”
A cerimónia oficial de entrega dos Prémios BPI Fundação “la Caixa” Seniores 2025 realiza-se no próximo dia 20 de novembro, no Porto.





